Você sabia que em algumas partes do mundo os cães são considerados comida? Na Ásia, por exemplo, a carne de cachorro é muito consumida - 30 milhões de cães são mortos todos os anos para consumo humano. Apesar disso ser fortemente criticado e desaprovado pela maioria das culturas ocidentais, os países aisáticos não são os únicos a tratarem tais animais como iguaria. Esse consumo está mais perto de nós do que imaginamos.
Canadá - O abate e a venda de carne de cachorro no Canadá são totalmente legais. As leis apenas estipulam que os restaurantes devem comprar a carne de uma fábrica de processamento de carne de cachorro licenciada. Aliás, não existe tal fábrica de processamento.
Estados Unidos - É considerado incrivelmente tabu consumir carne de cachorro nos Estados Unidos. Embora o país tecnicamente não tenha nenhuma lei nacional que proíba seu consumo, existe uma proibição em vigor que veta o transporte, entrega e abate de cães e gatos para esse fim.
No entanto, os nativos-americanos nos EUA não estão sujeitos à proibição. Seus rituais religiosos e cerimônias tradicionais geralmente exigem que carne de cachorro seja consumida e, portanto, eles recebem isenção federal.
França - Consumir carne de cachorro é geralmente um tabu na Europa, embora as leis variem consideravelmente. Na França, é totalmente ilegal abater e vender carne de cachorro, embora o ato real de consumo seja legal.
Reino Unido - No Reino Unido, é estritamente proibido vender carne de cachorro, mas é totalmente legal matar e consumir carne de cachorro, desde que o animal seja propriedade do consumidor e também seja morto humanamente.
- LEIA MAIS: Gosta de cerveja? Confira fatos que poucos conhecem sobre a bebida
Alemanha - Desde 1986, a produção, venda e importação de carne de cachorro são totalmente ilegais na Alemanha, embora o consumo ainda não tenha sido proibido e ainda aconteça ocasionalmente.
Suiça - Assim como na Alemanha, o abate e a venda de carne de cachorro são proibidos na Suíça, mas alguns poucos no país ainda a consomem. De fato, cerca de 3% das pessoas na Suíça (especialmente nas áreas rurais) comem carne de cachorro, muitas vezes na forma de carne seca ou salsichas tradicionais.
Rússia - Na Rússia, o consumo de carne de cachorro é legal, e o país também é conhecido por criar cães São Bernardo que são exportados para a China e depois cruzados com cães locais em fazendas de carne.
Austrália - A venda de carne de gato e de cachorro é proibida em toda a Austrália, embora apenas um dos 16 estados e territórios do país (Austrália do Sul) tenha proibido especificamente seu consumo, lei que está em vigor desde 1953.
Indonésia - Na Indonésia, é legal consumir carne de cachorro, embora o ato seja praticado apenas por uma minoria. A venda de carne de cachorro no país foi proibida em 21 cidades e regências em todo o país, mas animais de estimação e cães de rua são frequentemente sequestrados e abatidos para consumo.
China - A China é o maior consumidor de carne de cachorro do mundo, onde cerca de 10 milhões de cães (e quatro milhões de gatos) são consumidos todos os anos. Há milhares de anos, a carne de cachorro é uma iguaria tradicional no país, embora agora esteja se tornando muito menos popular.
Todos os anos, a cidade chinesa de Yulin sedia o Festival de Lichia e Carne de Cachorro, que tem gerado muita polêmica em todo o mundo. As cidades de Shenzhen e Zhuhai já proibiram o consumo de carne de cachorro desde 2020.
Índia - Na Índia, a venda e o consumo de carne de cachorro são totalmente legais. De fato, o país é considerado um dos principais consumidores de carne de cachorro do mundo, embora a popularidade tenha diminuído à medida que as gerações mais jovens veem cães e gatos como companheiros e não como culinária.
Coreia do Sul - Cerca de um milhão de cães são consumidos todos os anos na Coreia do Sul. No entanto, uma proibição nacional de abate, venda e consumo foi ratificada e entrará em vigor em 2027.
Coreia do Norte - As tradições de consumo de carne de cachorro na Coreia do Norte remontam aos tempos antigos. Uma pintura de parede no complexo de tumbas de Goguryeo retrata um cão abatido em um armazém. Ainda é legal consumir carne de cachorro na Coreia do Norte, e o governo até incluiu carne de cachorro em sua lista de preços fixos.
Nigéria - Na África, a carne de cachorro é consumida para fins de rituais em aproximadamente 20 nações, incluindo a Nigéria. O país come ativamente carne de cachorro, pois acredita-se que tenha poderes medicinais.
República Democrática do Congo - O consumo de carne de cachorro na República Democrática do Congo é legal e ainda praticado, apesar do tabu em vigor em todo o país. O alto consumo de carne de cachorro é impulsionado pelos altos preços de outros tipos de carne.
Vietnã - O Vietnã é o segundo maior consumidor de carne de cachorro do mundo, depois da China, e essa carne é considerada um alimento básico. Acredita-se que a carne de cachorro tenha propriedades medicinais que também trazem boa sorte.
📲 Clique aqui e receba nossas notícias pelo WhatsApp ou convide alguém a fazer parte dos nossos grupos
O comércio de carne de cachorro no Vietnã processa cerca de cinco milhões de cães todos os anos. De fato, isso aumentou tão rapidamente que um mercado de importação ilegal se desenvolveu e os cães são importados de países vizinhos como Camboja, Laos e Tailândia.
Uzbequistão - O Uzbequistão vê a carne de cachorro como um elemento integrante da medicina. A gordura canina é percebida como um método de tratamento para a tuberculose e foi supostamente um remédio popular para o COVID-19.
Malásia - Na Malásia, é legal consumir carne de cachorro, embora o país tenha uma história incrivelmente tumultuada em relação a isso. Em 2013, descobriu-se que os restaurantes enjaulavam e t-rturavam cães antes de serem abatidos para obter a carne.
Gana - A carne de cachorro é considerada uma iguaria importante em Gana. O povo das tribos Frafra e Dagaaba em Gana costuma comer carne de cachorro como uma refeição de união.
Camarões - O povo Vame em Camarões é conhecido por consumir carne de cachorro para certos rituais religiosos. O país como um todo não tem a intenção de proibir o ato.
Cazaquistão- Em outubro de 2021, a proibição da carne de cachorro foi anunciada no Cazaquistão, embora as leis ainda não tenham sido ratificadas para tornar o consumo ilegal. De acordo com estatísticas do governo, ainda existem cerca de 1.150 fazendas de carne de cachorro em todo o país.
Camboja - O Camboja é um dos países onde a carne de cachorro é mais consumida. Cerca de dois a três milhões de cães são abatidos anualmente. Até 50% da população consumiu a carne em algum momento de suas vidas.
Libéria - O consumo de carne de cachorro na Libéria é legal e praticado com frequência. No entanto, o consumo traz consigo um grande risco de doenças, principalmente Ebola, uma vez que os lugares e os métodos usados para abater e vender a carne geralmente são insalubres.
Chile - A venda comercial de carne de cachorro é ilegal no Chile, mas o consumo é totalmente legal. O país não tem uma grande história com o consumo de carne de cachorro, embora alguns poucos ainda participem.
Brasil - Assim como outras nações nesta lista, o Brasil proibiu veementemente o abate e a venda de carne de cachorro, mas não há leis para impedir o consumo. É impopular comer carne de cachorro no país, mas não é inédito.
República Centro-Africana - A República Centro-Africana também é uma das muitas nações da África que pratica ativamente o consumo legal de carne de cachorro. Muitas vezes, os cães são roubados e mortos com o propósito de serem comidos, especialmente na capital, Bangui.
Fontes: (World Population Review) (Humane Society International) (The Dog Press) (World Animal Foundation) (Stars Insider)
Deixe seu comentário sobre: "Saiba quais países ainda consomem carne de cachorro e por quê"