Uma tragédia foi registrada no início da tarde desta sexta-feira (9) em Vinhedo, interior de São Paulo. Um avião modelo ATR-72 que saiu de Cascavel, oeste do Paraná, caiu no município paulista com mais de 60 pessoas a bordo. Segundo a companhia aérea responsável pelo voo, VOEPASS Linhas Aéreas (antiga Passaredo), havia 58 passageiros e 4 tripulantes na aeronave. Não houve sobreviventes.
Vídeos que circulam nas redes sociais mostram o momento da queda. A equipe de reportagem do G1 conversou com especialistas, que explicaram o que pode ter provocado o acidente.
Geraldo Portela, especialistas em gerenciamento de risco e segurança, aponta a causa da queda para um estol - que acontece quando a aeronave perde a sustentação que lhe permite voar.
- LEIA MAIS: Companhia aérea divulga nota sobre acidente com avião em SP; veja
O estol é uma situação na qual a asa perde completamente a sustentação útil, o que causa a queda brusca do avião. A depender da altitude e da condição, é possível recuperar a altitude em voo.
“A gente vê nas imagens que o avião tem algum problema de controle, porque ele não conseguia mais se sustentar. Pela imagem, está em estol, ou seja, perdeu a sustentação. Ela precisa de uma velocidade mínima para que consiga manter a sua sustentação no ar”, disse.
📲 Clique aqui e receba nossas notícias pelo WhatsApp
Pilotos explicaram que o estol pode acontecer, por exemplo, por formação de gelo sobre as asas.
As causas do acidente serão investigadas pelo Cenipa, órgão da Aeronáutica que investiga acidentes aéreos.
Deixe seu comentário sobre: "Saiba o que pode ter provocado queda de avião em Vinhedo"