MAIS LIDAS
VER TODOS

Cotidiano

Rui Costa diz que organização criminosa ganha contornos de 'organização mafiosa'

O ministro da Casa Civil, Rui Costa, disse que a criminalidade no Brasil hoje não é mais definida por "gangues de bairro, bandidos isolados", e que "estamos falando de organização criminosa que ganha contornos rápidos de organização mafiosa". Ele deu as d

Lavínia Kaucz e Caio Spechoto (via Agência Estado)

·
Escrito por Lavínia Kaucz e Caio Spechoto (via Agência Estado)
Publicado em 31.10.2024, 16:33:00 Editado em 31.10.2024, 16:39:18
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

O ministro da Casa Civil, Rui Costa, disse que a criminalidade no Brasil hoje não é mais definida por "gangues de bairro, bandidos isolados", e que "estamos falando de organização criminosa que ganha contornos rápidos de organização mafiosa". Ele deu as declarações na abertura da reunião do presidente Luiz Inácio Lula da Silva com governadores sobre a PEC da Segurança Pública. "O crime está migrando para a economia real", acrescentou.

continua após publicidade

Costa defendeu um pacto federativo com a Justiça, executivos estaduais, Executivo e Legislativo, contra o crime organizado. "Os Estados sozinhos não conseguem enfrentar, a União não vai conseguir", afirmou.

O ministro ainda destacou a importância de um RG único. "Hoje, se o criminoso quiser, ele tem 27 carteiras de identidade. Portanto, precisamos urgente migrar para uma identidade única, um cadastro único, onde nós vamos ter outras bases unificadas para o Estado acessar", afirmou.

continua após publicidade

A PEC da Segurança, elaborada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública, quer incluir na Constituição o Sistema Único de Segurança Pública (SUSP), uma espécie de "SUS" da área.

A intenção é criar base legal para que a União possa emitir diretrizes para todo o sistema de segurança, integrar dados e promover atuação conjunta das polícias estaduais e da PF. Atualmente, a Constituição atribui aos Estados a responsabilidade sobre a segurança pública.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Cotidiano

Deixe seu comentário sobre: "Rui Costa diz que organização criminosa ganha contornos de 'organização mafiosa'"

O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
Compartilhe! x

Inscreva-se na nossa newsletter

Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!