Durante trabalhos de rotina na região de Akmola, no Cazaquistão, funcionários do Departamento de Emergência do país fizeram uma descoberta surpreendente. Ao apararem a vegetação, eles se depararam com uma misteriosa imagem esculpida em um bloco de granito, representando um rosto humano. Acredita-se que a figura tenha ficado oculta por séculos.
Práticas ritualísticas
Após encontrarem a imagem, os funcionários entraram em contato com arqueólogos. Ao investigarem o local, os pesquisadores confirmaram a existência de um relevo detalhado e de uma estela (placa) de pedra, que estava caída ao lado. "O rosto está bem trabalhado, com detalhes claramente visíveis – olhos grandes, nariz reto e longo, lábios largos", relataram os pesquisadores.
A imagem foi esculpida na parte superior de uma pequena formação rochosa, orientada a oeste-sudoeste, medindo 27 x 21 cm. A estela adjacente, com mais de 2 metros de altura e aproximadamente 1 metro de largura, apresenta um desenho desgastado de um cervo com galhos ramificados.
A imagem é considerada parte dos monumentos megalíticos da elevação de Kokshetau, indicando formas avançadas de cultura e arte de seus criadores. Segundo os especialistas, "o relevo e a estela faziam parte de um complexo destinado a práticas ritualísticas". Os arqueólogos dizem que ainda há muito a ser descoberto sobre o significado e a datação deste conjunto arqueológico, que promete revelar mais sobre as antigas civilizações da região. As informações são do History Chanel Brasil.
Deixe seu comentário sobre: "Rosto misterioso esculpido em pedra é encontrado no Cazaquistão"