MAIS LIDAS
VER TODOS

Cotidiano

Rodrigo Maia diz que governo federal tem recursos e condições de comprar vacinas

O ex-presidente da Câmara Rodrigo Maia (DEM-RJ) afirmou que o governo federal "tem recursos e condições de comprar as vacinas" contra a covid-19. Segundo Maia, o debate deve ser sobre "quais as prioridades" pois, na visão do deputado, "dinheiro não está f

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 23.02.2021, 13:51:00 Editado em 23.02.2021, 13:56:17
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

O ex-presidente da Câmara Rodrigo Maia (DEM-RJ) afirmou que o governo federal "tem recursos e condições de comprar as vacinas" contra a covid-19. Segundo Maia, o debate deve ser sobre "quais as prioridades" pois, na visão do deputado, "dinheiro não está faltando, ele só está mal gasto".

continua após publicidade

Em live do UOL, Maia afirmou que, "se a vacinação tivesse sido organizada para imunizar os brasileiros até o meio do ano, você teria oportunidade de uma recuperação econômica e menor perda de vidas". No entanto, segundo o ex-presidente da Câmara, "a vacinação dobra a aposta do governo nessa agenda radical e coloca o Brasil numa situação muito complicada porque o Brasil não é a Grã Bretanha ou Estados Unidos que têm uma credibilidade da sua moeda, da sua economia".

Maia afirmou que o presidente do laboratório norte-americano Pfizer, Albert Bourla, vinha mandando e-mails para o presidente Jair Bolsonaro desde agosto do ano passado para fechar acordo de compra de vacinas. Nesta terça-feira, 23, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) concedeu o registro definitivo do imunizante.

continua após publicidade

"O governo federal tem recursos e condições de comprar as vacinas", afirma. Diante da proposta de compra de imunizantes pela iniciativa privada, Maia afirma que, num primeiro momento, "não devemos separar brasileiros no acesso à vacina". Na avaliação do deputado, não se deve usar a prerrogativa de o Brasil ser um País federado e abrir mão de sua agenda como coordenador do sistema público de saúde. Segundo ele, "o problema do governo é compreender qual seu papel".

Para Maia, a minuta da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que recria o auxílio emergencial prevê o fim do mínimo de gastos em saúde e educação para a União, Estados e municípios, é uma solução que "não é viável". "Desvincular os recursos de setores é uma disfunção e não é isso que vai abrir espaço para o orçamento primário."

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Cotidiano

    Deixe seu comentário sobre: "Rodrigo Maia diz que governo federal tem recursos e condições de comprar vacinas"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!