MAIS LIDAS
VER TODOS

Cotidiano

Risco de gripe aviária faz Ministério restringir eventos com concentração de aves

O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) emitiu nesta quinta-feira, 21, uma portaria que restringe em todo o território nacional a "realização de exposições, torneios, feiras e demais eventos com aglomeração de aves." A medida entra em vigor no dia 2

Alex Braga, especial para o Estadão (via Agência Estado)

·
Escrito por Alex Braga, especial para o Estadão (via Agência Estado)
Publicado em 22.12.2023, 18:24:00 Editado em 22.12.2023, 18:32:42
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) emitiu nesta quinta-feira, 21, uma portaria que restringe em todo o território nacional a "realização de exposições, torneios, feiras e demais eventos com aglomeração de aves." A medida entra em vigor no dia 2 de janeiro e tem por objetivo frear a proliferação da influenza aviária, que já soma 151 casos no País este ano.

continua após publicidade

De acordo com o documento, a partir de janeiro, estes encontros só serão permitidos caso haja autorização do Serviço Veterinário Estadual e a elaboração de um plano de biossegurança pelos organizadores do evento. Além disso, será levada em conta a situação epidemiológica do Estado.

No dia 7 de novembro, o Mapa prorrogou por mais 180 dias a situação de emergência zoossanitária. Decretada pela primeira vez em 22 de maio, a medida visa dar "mais segurança para o enfrentamento a esta crise sem maiores riscos", destaca Carlos Fávaro, ministro da Agricultura e Pecuária.

continua após publicidade

A gripe aviária é uma doença viral altamente contagiosa, que afeta várias espécies de aves domésticas e silvestres, mamíferos, e até humanos.

Nenhum dos animais detectados com a doença no Brasil viviam em granjas voltadas para o comércio em larga escala. Dessa forma, o Mapa afirma que o consumo de carnes e ovos não representa riscos à saúde.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Cotidiano

    Deixe seu comentário sobre: "Risco de gripe aviária faz Ministério restringir eventos com concentração de aves"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!