MAIS LIDAS
VER TODOS

Cotidiano

Rio de Janeiro registra pela 1ª vez índice reduzido de contaminação da covid-19

O Estado do Rio alcançou pela primeira vez, desde o início da pandemia, índice "reduzido" para contaminação da covid-19. O nível, apresentado esta semana com base nos números divulgados pelo consórcio de veículos de imprensa que analisam as variações de c

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 08.08.2020, 16:10:00 Editado em 08.08.2020, 16:16:05
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

O Estado do Rio alcançou pela primeira vez, desde o início da pandemia, índice "reduzido" para contaminação da covid-19. O nível, apresentado esta semana com base nos números divulgados pelo consórcio de veículos de imprensa que analisam as variações de casos e óbitos por coronavírus, é o menor do Sudeste e um dos menores do País, informou o governo estadual neste sábado. Além do Rio de Janeiro, apenas os estados do Amazonas, Pará, Amapá e Maranhão estão no mesmo nível.

continua após publicidade

Segundo o governo, o resultado reflete as medidas de isolamento tomadas no início de março, quando foi determinado o fechamento de diversos setores para permitir o afastamento social, reduzindo o contágio.

"Tenho certeza que as ações feitas no início da circulação do vírus estão (se) refletindo nos nossos números hoje. Imaginávamos um cenário visto na Espanha, Itália e China, o que não aconteceu aqui", afirmou o governador Wilson Witzel em nota. Ele se solidarizou com os familiares das 14 mil vítimas. "Mas está claro que as iniciativas evitaram cerca de 100 mil mortes", disse o governador.

continua após publicidade

O Estado do Rio se encontra atualmente na Bandeira Amarela, que representa risco baixo de contaminação. A atualização foi publicada na terceira edição do Mapa de Risco da Covid, divulgado pela Secretaria Extraordinária da Covid-19.

Atualmente, a taxa de ocupação de leitos de covid na rede estadual é de 20% em enfermarias e 50% em UTIs. No fim de maio, era de 79% em leitos de enfermaria e 86% em leitos de UTI. A fila de espera para internações em UTIs e enfermarias destinadas à covid também tem diminuído. Em toda a rede pública, 70 casos suspeitos ou confirmados de coronavírus aguardam transferência. Esse número já foi de mais de 1.500, ressaltou o governo.

"O planejamento precoce foi fundamental para esse resultado. Foram pensados leitos em unidades próprias e leitos extras nos hospitais de campanha, já que o cenário que se apresentava era caótico. Criamos mais de 1.500 leitos exclusivos para o tratamento da covid e agora estamos no momento de estruturar o legado para a população", explicou o secretário de Estado de Saúde, Alex Bousquet.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Cotidiano

    Deixe seu comentário sobre: "Rio de Janeiro registra pela 1ª vez índice reduzido de contaminação da covid-19"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!