A Receita Federal lançou um sistema de proteção do CPF contra fraudes. A ferramenta “Proteção do CPF” é gratuita e impede que o documento de identificação seja incluído de forma indesejada no quadro societário de empresas. O Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) é um dos documentos mais utilizados no país, junto com o RG (Registro Geral), e reúne informações cadastrais para identificar os contribuintes.
- LEIA MAIS: Sanepar abre ao público em 34 cidades do Paraná neste sábado
De acordo com a Receita Federal, mais de 155 milhões de pessoas podem se beneficiar da nova ferramenta de proteção contra fraudes.
“Este recurso representa um marco no âmbito da segurança digital e na proteção dos dados dos cidadãos. Com o aumento das tentativas de fraudes envolvendo dados pessoais, e a crescente sofisticação das ameaças cibernéticas, tornou-se imperativo desenvolver medidas proativas para garantir a segurança das informações dos brasileiros”, afirma o órgão.
A ferramenta “Proteção do CPF” abrange todos os órgãos de registro, como Juntas Comerciais e Cartórios de Registro de Pessoas Jurídicas, além de alcançar todos os tipos de pessoas jurídicas existentes – do MEI ao Inova Simples.
Com o CPF protegido, caso deseje participar de algum CNPJ, o cidadão poderá reverter o impedimento de forma simples, acessando a mesma funcionalidade e alterando a situação.
Proteção do CPF: veja como ativar a ferramenta
Para ter acesso à funcionalidade, o cidadão deverá acessar o Portal Nacional da Redesim, ou o canal de Serviços Digitais da Receita Federal. Na sequência, basta selecionar a opção “Proteger meu CPF” e logar com sua conta GOV.BR.
Considerando os números de contas cadastradas na plataforma do Governo Federal, mais de 155 milhões de brasileiros podem se beneficiar da nova ferramenta de proteção de dados.
Deixe seu comentário sobre: "Receita Federal lança sistema de proteção do CPF; veja como usar"