MAIS LIDAS
VER TODOS

Tragédia

Rastreador de sinal de celular salva vítimas no litoral de São Paulo

Entre as ferramentas utilizadas nos resgates, está um rastreador de sinal de celular usado pela Anatel

Da Redação

·
O aparelho é chamado de analisador de espectro e pode detectar ondas eletromagnéticas por meio de um sensor
Icone Camera Foto por reprodução TV GLOBO
O aparelho é chamado de analisador de espectro e pode detectar ondas eletromagnéticas por meio de um sensor
Escrito por Da Redação
Publicado em 23.02.2023, 14:59:26 Editado em 23.02.2023, 14:59:27
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

O Litoral Norte de São Paulo foi atingido por fortes chuvas no último final de semana. Até o momento, foram registrados 50 mortos e vários ainda estão desaparecidos. Entre as ferramentas utilizadas nos resgates, está um rastreador de sinal de celular usado pela Anatel (Agência Nacional das Telecomunicações).

continua após publicidade

O equipamento consegue identificar a concentração de sinal de telefonia e está ajudando no resgate de vítimas soterradas pelos deslizamentos de terra. Até agora, três crianças e corpos de cinco vítimas foram encontrados com o auxílio do aparelho, revela a agência.

Como o rastreador funciona?

O aparelho é chamado de analisador de espectro e pode detectar ondas eletromagnéticas por meio de um sensor.Normalmente, ele é usado para monitorar interferências em diversos tipos de serviços de comunicação, como radiodifusão, transmissão de TV e rádio, por exemplo.A Anatel explica que, esse equipamento vale em média R$ 100 mil. Cada estado possui cerca de dez unidades.

continua após publicidade

Em locais que tiveram deslizamentos severos de terra, fica muito mais difícil identificar vítimas, é aí que o dispositivo entra como um aliado importante.

Acoplado com uma antena especial, o aparelho mostra para os técnicos da Anatel em qual direção há um sinal mais forte enquanto caminham pela região. Quando o sinal é encontrado, a equipe de busca começa a agir com a ajuda de um cão farejador.

Por fim, a equipe de escavação também é acionada para prosseguir com o resgate.

continua após publicidade

Para facilitar a identificação de sinal em meio aos escombros, os agentes pediram que a população no entorno desligue ou mantenha os seus celulares em modo avião para melhorar a captação do equipamento.

Vale ressaltar que os celulares “conversam” o tempo todo com estações e torres de transmissão, explica a Anatel, mesmo quando estão guardados no seu bolso ou quando estão fora da área de cobertura, por isso a instrução.

Com informações, UOL.

GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Cotidiano

    Deixe seu comentário sobre: "Rastreador de sinal de celular salva vítimas no litoral de São Paulo"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!