MAIS LIDAS
VER TODOS

Chocante

Raio-x mostra tórax de paciente repleto de larvas de tênia; saiba mais

Um médico publicou um raio-x do tórax de um paciente, onde é possível ver a quantidade de ovos do parasita no corpo humano

Da Redação

·
A imagem chocou os internautas
Icone Camera Foto por Divulgação/Redes sociais
A imagem chocou os internautas
Escrito por Da Redação
Publicado em 18.04.2023, 17:55:50 Editado em 18.04.2023, 20:54:10
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Uma publicação feita por um médico nas redes sociais chocou os internautas. Isso porque o post mostrava a radiografia de um paciente com um quadro de cisticercose, doença parasitária causada pela ingestão das larvas de tênia.

continua após publicidade

O profissional de saúde, Vitor Borin de Souza, que é residente do Hospital das Clínicas de Botucatu, São Paulo, informou que o paciente o procurou após se queixar de uma tosse constante que já durava quase dois meses.

Vitor disse que solicitou um raio-x do tórax para averiguar qual poderia ser a causa do problema. Ao ver o resultado, o médico ficou impressionado com o que encontrou: centenas de ovos de tênia.

continua após publicidade

Por sorte, a doença parasitária não apresentava risco ao homem, já que as larvas estavam mortas e calcificadas. “Essas lesões estão calcificadas, então, não são cisticercos viáveis. Se não causar nenhum desconforto, vida que segue”, afirmou Souza em uma publicação no Twitter.

- LEIA MAIS: Japonesa é diagnosticada com verme na garganta após comer sashimi

A cisticercose é transmitida pelo contato com fezes humanas infectadas com o ovo da tênia, que pode afetar o cérebro, os músculos e outros tecidos do corpo. Geralmente os pacientes são infectados a partir da ingestão de água ou alimentos contaminados, ou pela má higiene das mãos.

continua após publicidade

Quais são os sintomas da cisticercose?

A doença pode apresentar diversos sintomas, pois depende do local em que o parasita está alojado. Quando o verme está na musculatura, por exemplo, o local ficará inchado, haverá dificuldades nos movimentos, além da possibilidade de haver uma inflamação.

Quando os ovos chegam ao cérebro (neurocisticercose), o paciente pode ter dores de cabeça frequentes, convulsões e confusão mental. Já a cisticercose ocular pode levar à cegueira.

Tratamento

O médico explica que o tratamento varia de acordo com o quadro do paciente. Deve-se avaliar se há lesões intracranianas, medulares e/ou oculares e se essas lesões são viáveis.

continua após publicidade

Quando os vermes já estão mortos e calcificados (inviáveis), não há a necessidade de usar medicações. Segundo Souza, não é necessário – nem indicado – tomar vermífugos anualmente para evitar a infecção.

“A princípio, pacientes com cisticercose fora do sistema nervoso central e assintomáticos não precisam de tratamento”, afirma Souza. “Se não tiver nenhuma lesão dentro da cabeça, na medula ou nos olhos nem precisa tratar”, explica.

Com informações do Metrópoles.

GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Cotidiano

    Deixe seu comentário sobre: "Raio-x mostra tórax de paciente repleto de larvas de tênia; saiba mais"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!