MAIS LIDAS
VER TODOS

GOVERNO

Quem é Nísia Trindade, futura ministra da Saúde? Confira!

O presidente diplomado, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), confirmou Nísia Trindade na Saúde nesta quinta-feira (22)

Eduardo Gayer, Eduardo Rodrigues e Marlla Sabino (via Agência Estado)

·
Nísia Trindade, chefiará o Ministério da Saúde a partir de janeiro
Icone Camera Foto por PETER LLICCIEV/FIOCRUZ
Nísia Trindade, chefiará o Ministério da Saúde a partir de janeiro
Escrito por Eduardo Gayer, Eduardo Rodrigues e Marlla Sabino (via Agência Estado)
Publicado em 22.12.2022, 11:45:00 Editado em 22.12.2022, 14:04:19
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

O presidente diplomado, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), confirmou nesta quinta-feira, 22, que a presidente da Fundação Oswaldo Cruz (FioCruz), Nísia Trindade, chefiará o Ministério da Saúde a partir de janeiro.

continua após publicidade

Como mostrou o Estadão, antes mesmo de ser confirmada no cargo, ela já estava montando sua equipe para a pasta. Nísia já sondou Ana Estela Haddad, professora titular do Departamento de Ortodontia e Odontopediatria da USP, e Ethel Maciel, epidemiologista e professora titular da Ufes, para comandarem secretarias no ministério.

LEIA MAIS: Secretário Beto Preto emite alerta sobre Covid-19 no Paraná; assista

continua após publicidade

Nos bastidores do Ministério da Saúde, circula que Ana Estela, casada com o futuro ministro da Fazenda, Fernando Haddad, poderia assumir a Secretaria de Saúde Digital, que deve ser criada no novo governo. Já Ethel, que se destacou com estudos sobre a covid-19 durante a pandemia, é a favorita para a Secretaria de Vigilância Sanitária no Ministério da Saúde.

O nome do presidente do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), Nésio Fernandes, circula para a Secretaria de Atenção Primária à Saúde.


continua após publicidade

Mas, afinal, quem é Nísia Trindade?

Nísia Trindade é presidente da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) desde 2017 e faz parte do grupo técnico de Saúde na equipe de transição de governo.

Ela será a primeira mulher a ocupar o cargo de ministra da Saúde.

Trindade coordenou as ações da Fiocruz durante o enfrentamento da pandemia de Covid-19 no Brasil e criou o “Observatório Covid-19”, uma iniciativa com a intenção de monitorar e divulgar informações e notícias sobre a pandemia e seus impactos no país.

continua após publicidade

Ela também esteve à frente das negociações com o Ministério da Saúde, a universidade de Oxford e a farmacêutica AstraZeneca para permitir que a Fiocruz fabricasse as vacinas contra a Covid-19 no Brasil.

Trindade foi a primeira mulher a ocupar a presidência da Fiocruz. Ela é membro da Zika Alliance Network, um consórcio de pesquisa multinacional para pesquisa e combate do Zika vírus, e participou do Plano de Ação Global da Organização Mundial da Saúde (OMS) com o objetivo de otimizar a pesquisa global para os sistemas de saúde dos países.

Ela também fez parte do grupo consultivo da OMS para implementação da Agenda 2030, que preza pelos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável estabelecidos pela Organização das Nações Unidas (ONU), e assumiu a copresidência da Rede de Saúde para Todos da UNSDSN em 2019.

A futura ministra é doutora em sociologia e mestre em ciência política pelo Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro (Iesp), e graduada em ciências sociais pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj). Sua pesquisa e obras buscam aproximar a ciência da sociedade a reflexão sobre as disparidades entre o Brasil urbano e rural.

As informações são da CNN Brasil.

GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Cotidiano

    Deixe seu comentário sobre: "Quem é Nísia Trindade, futura ministra da Saúde? Confira!"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!