MAIS LIDAS
VER TODOS

Cotidiano

Quem é David Blackwell, nome homenageado no novo 'superchip' de IA da Nvidia?

A Nvidia anunciou nesta segunda-feira, 18, a plataforma Blackwell B200, descrita pela companhia como a GPU (Unidade de Processamento Gráfico) mais potente de todos os tempos. Com capacidade de processar tarefas de modelos de inteligência artificial com ma

Henrique Sampaio (via Agência Estado)

·
Escrito por Henrique Sampaio (via Agência Estado)
Publicado em 19.03.2024, 19:46:00 Editado em 19.03.2024, 19:50:06
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

A Nvidia anunciou nesta segunda-feira, 18, a plataforma Blackwell B200, descrita pela companhia como a GPU (Unidade de Processamento Gráfico) mais potente de todos os tempos. Com capacidade de processar tarefas de modelos de inteligência artificial com mais de 1 trilhão de parâmetros, a tecnologia foi batizada em homenagem ao estatístico e matemático David Blackwell, o primeiro homem negro a ingressar na Academia Nacional de Ciências dos Estados Unidos, com trabalhos nos campos da teoria dos jogos, teoria da informação e programação dinâmica.

continua após publicidade

Blackwell nasceu em 24 de abril de 1919 na cidade de Centralia, em Illinois, EUA e se destacou na infância como uma aluno excepcional, especialmente em matemática. Com apenas 22 anos, em 1941, obteve seu diploma de doutorado em matemática, tornando-se o sétimo afro-americano a receber o título de Ph.D. em matemática nos EUA.

Durante seu pós-doutorado no Instituto de Estudos Avançados de Princeton (IAS), onde foi financiado pelo Rosenwald Fellowship, uma bolsa de estudos voltadas a acadêmicos negros, Blackwell foi impedido de assistir à palestras e fazer pesquisas na Universidade de Princeton por conta de sua cor. Na Universidade da Califórnia em Berkeley (UCB), o matemático também foi negado uma contratação no departamento de matemática por conta do seu tom de pele.

continua após publicidade

Em 1944 ele foi aceito no departamento de matemática da Howard University, em Washington, onde ele se especializa em estatística. Entre 1948 e 1950, Blackwell contribuiu para a think tank RAND Corporation na aplicação de teria dos jogos em situações militares, desenvolvendo um estudo sobre o momento ideal para um duelista abrir fogo. Ele se tornou professor titular do departamento de estatística da UCB em 1955 onde, dois anos depois, assumiu a cadeira de presidente. Sua admissão à Academia Nacional de Ciências aconteceu em 1965.

Seu livroBasic Statistics, de 1969, aborda a incerteza dos resultados futuros incorporando evidências à medida em que surgem, em vez da do uso de dados históricos. Em suas pesquisas, também se dedicou à teoria da decisão e nas implicações matemáticas de situações do mundo real durante a Guerra Fria.

David Blackwell morreu em 2010 aos 91 anos.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Cotidiano

    Deixe seu comentário sobre: "Quem é David Blackwell, nome homenageado no novo 'superchip' de IA da Nvidia?"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!