MAIS LIDAS
VER TODOS

BRASIL

Queiroga assina portaria que revoga emergência da Covid-19

A portaria passa a vigorar após trinta dias da sua publicação

Da Redação

·
Queiroga assina portaria que revoga emergência da Covid-19
Icone Camera Foto por Hugo Barreto/Metrópoles
Escrito por Da Redação
Publicado em 22.04.2022, 14:53:06 Editado em 22.04.2022, 14:53:01
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Nesta sexta-feira (22), o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, assinou a portaria que estabelece o fim da Emergência em Saúde Pública de Importância Nacional (Espin). De acordo com o ministro, a portaria só vai vigorar a partir de trinta dias da sua publicação, devendo ser publicada em edição extra do Diário Oficial da União.

continua após publicidade

Após assinar o documento, Queiroga ressaltou que "nós continuaremos convivendo com o vírus", e que, "nós [Ministério da Saúde] temos capacidade de executar todas as política públicas de enfrentamento à Covid-19, seja numa situação de emergência de saúde nacional, seja fora de uma situação de emergência de saúde pública nacional".

Marcelo Queiroga disse, ainda, que não há razão para um prazo de transição de 90 dias, para que os Estados e municípios se adequem às normas da portaria. "Não há razão para prorrogar a medida por noventa dias, porque estamos com casos de dengue. Não foi por causa da dengue que foi estabelecido a situação de emergência pública de saúde nacional, foi por causa da Covid-19". De acordo com o ministro, "não é função desta portaria fazer menção a pandemia e endemia, ela trata somente do fim da emergência pública de saúde nacional".

continua após publicidade

Reforçando a fala do secretário executivo da pasta, Rodrigo Cruz, o ministro afirmou que não haverá nenhuma alteração nos recursos repassados aos Estados e Municípios para o enfrentamento da Covid-19. Durante a coletiva, Rodrigo Cruz, argumentou que a Espin, "não traz flexibilidade orçamentária, pois a flexibilidade orçamentária foi estabelecida pelo decreto de calamidade pública, não pela Espin".


Fonte: Bem Paraná.

GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Cotidiano

    Deixe seu comentário sobre: "Queiroga assina portaria que revoga emergência da Covid-19"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!