Cotidiano

Quatro milhões de doses da AstraZeneca chegam até domingo

Da Redação ·
Imagem ilustrativa da notícia Quatro milhões de doses da AstraZeneca chegam até domingo
Quatro milhões de doses da AstraZeneca chegam até domingo

Mais um lote de vacina contra covid-19 chegou ao Brasil neste sábado (01). Desta feita, são 220 mil doses de imunizante Oxford/AstraZeneca, que foram importados pelo consórcio Covax Facility, que é coordenado pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

continua após publicidade

Esse é o primeiro de três lotes que deverão chegar até o final do domingo no país. Domingo (2), duas novas remessas desse imunizante, também obtidos pelo Covax Facility, chegarão a São Paulo, com mais 3,8 milhões de doses. Com isso, completam-se os quatro milhões de doses previstos para maio, anunciados pelo Ministério da Saúde.

O Brasil tem direito a receber 10,5 milhões de doses do consórcio. Em março, já foram enviadas ao país um total de 1 milhão de doses da vacina Oxford/AstraZeneca, cujos lotes foram fabricados na Coreia do Sul pelo laboratório BK Bioscience.

continua após publicidade

De acordo com a Opas, as vacinas AstraZeneca recebidas são do mesmo tipo que as produzidas em solo brasileiro pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). “É um produto seguro e de qualidade, tendo aprovação para uso emergencial tanto da OMS quanto da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA)”, destacou a organização, em nota.

Após o desembarque, os imunizantes foram levados à Coordenação de Armazenagem e Distribuição Logística de Insumos Estratégicos para a Saúde (Coadi) do Ministério da Saúde, em Guarulhos. As vacinas, agora, serão distribuídas conforme o Plano Nacional de Vacinação(PNI).

Com Agência Brasil