MAIS LIDAS
VER TODOS

PANDEMIA

Quase 5 mil candidatos com sintomas respiratórios pedem novo Enem

Mais de 5 mil candidatos inscritos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em todo o país já pediram reaplicação da prova por apresentarem sintomas de doenças respiratórias, segundo informou o ministro da Educação, Milton Ribeiro, neste domingo (17), em

Da Redação

·
Quase 5 mil candidatos com sintomas respiratórios pedem novo Enem
Icone Camera Foto por Arquivo AEN
Escrito por Da Redação
Publicado em 17.01.2021, 18:49:47 Editado em 11.04.2024, 16:20:48
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Mais de 5 mil candidatos inscritos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em todo o país já pediram reaplicação da prova por apresentarem sintomas de doenças respiratórias, segundo informou o ministro da Educação, Milton Ribeiro, neste domingo (17), em Curitiba.

continua após publicidade

O primeiro dia de exame aconteceu neste domingo para mais de 5,5 milhões de candidatos confirmados, em meio à alta no número de casos de coronavírus.

De acordo com o Inep, órgão responsável pelo exame, a prova será reaplicada para estes candidatos nos dias 23 e 24 de fevereiro.

continua após publicidade

É a mesma data em que 160 mil estudantes do Amazonas farão as provas, já que o governo estadual decretou a suspensão do Enem.

A medida foi tomada para conter o caos no sistema de saúde do estado, que enfrenta hospitais lotados e falta de oxigênio.

O ministro disse que foi ao Colégio Estadual Pedro Macedo, em Curitiba, para conhecer as condições de aplicação da prova. Ribeiro disse não acreditar que o Enem vá piorar a situação da pandemia no país. "Não acredito. Os portões abriram meia hora mais cedo para evitar aglomeração. Todos os cuidados foram cumpridos. Nós não podíamos adiar mais. Os mais pobres e mais humildes seriam os maiores prejudicados", disse

continua após publicidade

Pedidos de reaplicação

Os concorrentes que pediram reaplicação da prova terão seus pedidos analisados pelo Inep.

Segundo o órgão, os candidatos devem acompanhar se a solicitação foi aprovada ou reprovada na Página do Participante. Para fazer a solicitação, os candidatos tiveram que apresentar um documento legível que comprove a doença.

continua após publicidade

De acordo com o Inep, a orientação de não comparecer nos locais de prova com sintomas segue a mesma para o segundo dia de exame, marcado para o dia 24 de janeiro.

A prova quando for reaplicada será montada com questões diferentes, mas com o mesmo nível de dificuldade, segundo o Inep.

continua após publicidade

Disputas judiciais

A aplicação do Enem tem sido alvo de disputas judiciais, devido à pandemia.

A prova, prevista originalmente para novembro de 2020, foi adiada para janeiro deste ano – mesmo após enquete com participantes indicar o mês de maio de 2021 como a opção mais votada pelos estudantes.

Segundo o governo, a prova em maio atrasaria o cronograma de outros programas de ingresso no ensino superior.

A Defensoria Pública da União e entidades estudantis haviam pedido novo adiamento da prova em todo o país, alegando risco à saúde da população devido ao deslocamento e aglomeração de alunos em salas de prova. O pedido foi negado. A decisão afirmava que em locais onde haveria necessidade de restringir a circulação de pessoas, as autoridades locais poderiam impedir o Enem.

Com informações do G1.

GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Cotidiano

    Deixe seu comentário sobre: "Quase 5 mil candidatos com sintomas respiratórios pedem novo Enem"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!