MAIS LIDAS
VER TODOS

Langya Henipavirus

Quais são os sintomas da Langya, novo vírus identificado na China

Cientistas chineses identificaram uma nova doença no país asiático: a Langya henipavirus (LayV)

Da Redação

·
Os sintomas da doença foram analisados ao longo dos anos
Icone Camera Foto por Reprodução
Os sintomas da doença foram analisados ao longo dos anos
Escrito por Da Redação
Publicado em 10.08.2022, 11:00:30 Editado em 10.08.2022, 11:00:36
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Cientistas chineses identificaram uma nova doença no país asiático: a Langya henipavirus (LayV). O vírus já causou infecções em pelo menos 35 pessoas na China entre 2018 e 2021. As informações foram divulgadas na última quinta-feira (4), na revista científica The New England Journal of Medicina.

continua após publicidade

Os profissionais analisaram os sintomas desenvolvidos pelos pacientes ao longo dos anos. Conforme o levantamento, dos 26 casos que foram analisados, 100% dos infectados tiveram febre e, alguns deles, outros sintomas, como fadiga (54%), tosse (50%), dor de cabeça (35%), vômito (35%). Foram registradas ainda algumas anormalidades no funcionamento do fígado (em 35% dos pacientes) e rins (8%). Não há informações sobre eventuais mortes.

A análise também levou em conta a forma como a doença é transmitida. Segundo os especialistas, a Langya não é adquirida em contato com pessoas. Provavelmente, a origem do vírus é animal - os cientistas dizem que há indícios de que o musaranho seja um reservatório natural do Langya, mas isso ainda precisa ser confirmado. Os especialistas asseguram que a detecção do novo vírus está longe de significar uma nova pandemia.

continua após publicidade

Mas a descoberta de um vírus do gênero Henipavírus preocupa porque outros patógenos desse grupo já causaram surtos e infecções graves na Ásia e na Oceania, principalmente "primos" do LayV chamados Hendra henipavirus (HeV) e Nipah henipavirus (NiV). A infecção pelo Hendra henipavirus (HeV) é rara, mas a taxa de mortalidade chega a 57%, segundo o Centro de Controle de Doenças (CDC) dos Estados Unidos. Já nos surtos do Nipah henipavirus (NiV) de que se tem notícia entre 1998 e 2018, a taxa de mortalidade variou de 40 a 70% das infecções. Ambos causam problemas respiratórios e neurológicos.

A reportagem do BBC News conversou com o virologista, professor e pesquisador do Laboratório de Pesquisa em Vírus Emergentes da Universidade de São Paulo (USP), Jansen de Araujo. Ele afirmou que, por enquanto, a detecção da Langya está longe de ser prenúncio de pandemia.

"O que foi observado não caracteriza um hot spot (algo como um "foco de transmissões") como foi com o coronavírus — em que o vírus foi achado e logo começou a se espalhar em toda a região muito rápido", diz Araujo, lembrando que os pesquisadores que identificaram o Langya henipavirus monitoraram casos durante um longo período.

continua após publicidade

"O novo vírus também não mostrou uma transmissão eficiente de pessoa para pessoa muito rápido. Mas como um vírus patogênico (que causa doença), é preciso ficar atento e monitorar sim novos casos."

Doutor em microbiologia pela USP, Araujo aponta também que a alta letalidade dos vírus Hendra e Nipah pode ter sido um freio para sua transmissibilidade.

"Os vírus que são muito letais, como o ebola, têm uma disseminação pequena, porque ele acaba matando mais rápido as pessoas do que transmitindo", explica. "Quando você tem um vírus que causa maior gravidade, a chance de espalhamento é inversa."

Com informações do BBC News.

GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Cotidiano

    Deixe seu comentário sobre: "Quais são os sintomas da Langya, novo vírus identificado na China"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!