Algumas publicações nas redes sociais indicam que candidatos colaram na primeira fase do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024. Nas imagens, supostos candidatos mostraram modelos prontos de redação colados nas pernas e até um pedaço de papel escondido dentro da embalagem de um chocolate com a legenda “nunca foi sorte, sempre foi truque”.
- LEIA MAIS: 1° dia do Enem tem Rita Lee, Racionais, Mangueira, podcast e mais
Em outra imagem o suposto candidato mostra que levou um modelo pré-pronto de redação ao local de prova, escondido, para copiá-lo na hora decisiva. Em outra imagem da folha de rascunho da redação do Enem 2024 mostra que o jovem escreveu exatamente o mesmo texto que estava na "cola".
As duas fotos dão a entender que os candidatos não teriam sido flagrados por nenhum fiscal de prova. Segundo o edital do Enem de 2024, “utilizar ou tentar utilizar meio fraudulento em benefício próprio ou de terceiros em qualquer etapa do Exame leva à eliminação do estudante.”
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) informou, ao Metrópoles, que os candidatos que publicaram na internet evidências de “cola” ainda podem ser desclassificados, mesmo sem terem sido flagrados no momento da prova, já que “o edital do Enem prevê que os participantes do exame podem ser eliminados ‘a qualquer momento’ caso utilizem meios fraudulentos em benefício próprio. As informações são do G1 e Metrópoles.
Deixe seu comentário sobre: "Publicações indicam que candidatos "colaram" na prova do Enem 2024"