Próxima de 10 mil casos, Ribeirão Preto usa robôs para testes de coronavírus - TNOnline
Mais lidas
Ver todos

Cotidiano

Próxima de 10 mil casos, Ribeirão Preto usa robôs para testes de coronavírus

Escrito por Da Redação
Publicado em Editado em
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, .

Muito próxima de atingir os 10 mil casos positivos de coronavírus, a cidade de Ribeirão Preto, no interior de São Paulo, vai usar robôs para ampliar a testagem do coronavírus. O equipamento reduz o tempo e dá mais segurança aos exames. Um dos robôs, emprestado pela Fiocruz, vai realizar 400 testes por dia a partir de segunda-feira, 20. Na semana seguinte, a cidade recebe outro equipamento, cedido pelo Instituto Butantan. "Com isso, teremos capacidade para realizar mil exames por dia, fechando o cerco contra o vírus", disse o prefeito Duarte Nogueira (PSDB). Os exames feitos pelos robôs reduzem também o risco de erro.

Mantida na fase vermelha do Plano São Paulo, a mais restritiva, Ribeirão Preto registrou 567 novos casos nesta sexta-feira, 17, chegando a 9.607 casos positivos. Após confirmar 13 mortes na quinta e oito nesta sexta, o número de óbitos subiu para 274. Entre as novas vítimas da covid-19 está o médico e professor de cardiologia da Faculdade de Medicina da USP de Ribeirão, João José Carneiro, de 78 anos. Ele estava internado desde o dia 20 de junho.

Em live, o prefeito disse que as regras atuais da fase vermelha serão mantidas. "Vamos prorrogar as medidas de restrição que estão em vigor há 15 dias por mais uma semana, até o dia 26. Melhoramos um pouco nossa situação, mas precisamos sair da pressão." As linhas de ônibus serão reforçadas nos horários de pico para reduzir as aglomerações nos pontos e no interior dos coletivos. Segundo o prefeito, a fiscalização será endurecida, pois ainda há abusos. "Fizemos 78 notificações para paralisação de atividades, 250 abordagens de pessoas sem máscara e 14 autuações de estabelecimentos."

Durante o mês de julho, Ribeirão Preto manteve uma média de seis mortes por dia. Em junho, a média diária era de 5,6 e em maio, de apenas duas. A taxa de ocupação de leitos de UTI para pacientes do coronavírus chegou a 92% nesta sexta, com 173 pessoas internadas. Na semana passada, a cidade registrou picos de 100% de ocupação.

O comércio local resiste às medidas de isolamento social. Na quarta-feira, 15, o prefeito foi hostilizado durante protesto de comerciantes que pediam a reabertura das lojas. Quando ele deixava o prédio da prefeitura, seu carro particular foi cercado e chutado pelos manifestantes. O grupo fez ameaças e dirigiu xingamentos contra o prefeito. Conforme a prefeitura, foi registrado boletim de ocorrência e a Polícia Civil pediu imagens de câmeras e vídeos para identificar os envolvidos no episódio.

Rebaixada

Nesta sexta-feira, a região de Piracicaba foi rebaixada para a fase vermelha e as 26 cidades reduzem o comércio às atividades essenciais a partir de segunda, 20. Além de Ribeirão Preto, outras três regiões - Araçatuba, Campinas e Franca - já estavam na fase mais restrita e continuam dessa forma. Piracicaba, que na prática já estava na fase mais restritiva, fechou a semana com 5.408 casos e 150 mortes pelo coronavírus. Campinas confirmou 12 novas mortes e 304 casos a mais, somando 528 óbitos e 13.180 casos positivos. Com leitos próximos da saturação, os hospitais tinham 407 pessoas internadas com a doença.

Apesar de ter sido mantida na fase laranja, a cidade São José do Rio Preto vai continuar com as restrições mais duras, inclusive a proibição da venda de bebidas, durante a próxima semana. Nesta sexta, Rio Preto bateu novo recorde de pessoas infectadas em 24 horas, com 515 novos casos. Agora, são 5.773. Houve mais seis mortes, totalizando 160. O prefeito Edinho Araújo (MDB) disse que os supermercados e hipermercados devem seguir fechados neste fim de semana. "Se relaxarmos poderemos regredir, o que atrasaria ainda mais nosso avanço à normalidade", afirmou. Segundo ele, o número de pessoas internadas ainda cresce.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Deixe seu comentário sobre: "Próxima de 10 mil casos, Ribeirão Preto usa robôs para testes de coronavírus"

O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.

Todos os candidatos

Não encontramos candidatos com o filtro selecionado.