Leia a última edição
--°C | Apucarana
Euro
--
Dólar
--

Cotidiano

publicidade
COTIDIANO

Protestos são normais, há receio em transferir para iniciativa privada, diz Tarcísio

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Telegram
Siga-nos Seguir no Google News
Grupos do WhatsApp

Receba notícias no seu Whatsapp Participe dos grupos do TNOnline

O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), minimizou nesta sexta-feira, 28, as manifestações contrárias à concessão das linhas 11, 12 e 13 da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM). O Lote Alto Tietê foi leiloado nesta sexta-feira, 28, sob protestos, principalmente de sindicalistas.

"A questão do protesto é normal. Toda vez que se transfere algo para a iniciativa privada, algumas pessoas têm uma certa insegurança em relação a isso", afirmou o governador em coletiva após o leilão.

publicidade
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.

Tarcísio, contudo, disse que o governo está "olhando para o interesse público", assim como para a melhoria dos serviços e investimentos que serão realizados. O político destacou que foram R$ 4,1 bi em investimentos nas linhas 8 e 9, e R$ 14 bi nas 10, 11, 12 e 13, leiloadas hoje. "Por outro lado, as empresas públicas têm dificuldade de investir por conta das limitações orçamentárias", complementou.

Protestos

O entorno da B3 contou com forte esquema de segurança, com grades e policiais para cercar o prédio durante o evento. O leilão tem sido alvo de protestos sindicalistas. Os trabalhadores questionam a privatização das linhas diante de problemas já registrados em outras operações da CPTM administradas pela iniciativa privada.

publicidade

As linhas 8 - Diamante e 9 - Esmeralda são operadas pela ViaMobilidade, operadora da CCR que concorreu ao leilão de hoje, desde janeiro de 2022, por exemplo. Em agosto de 2023, a concessionária assinou um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) com o Ministério Público se comprometendo a implementar melhorias após o órgão recomendar a interrupção do contrato.

Tarcísio reconhece que foram identificados problemas nas linhas e 8 e 9, mas diz que as "falhas vem diminuindo".

Gostou da matéria? Compartilhe!

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Email

Últimas em Cotidiano

publicidade

Mais lidas no TNOnline

publicidade

Últimas do TNOnline