MAIS LIDAS
VER TODOS

Cotidiano

Projeto aumenta pena de crime de violência psicológica contra mulher com uso de IA

A Câmara aprovou nesta terça-feira, 5, um projeto de lei que aumenta as penas para o crime de violência psicológica contra a mulher cometido com o auxílio de inteligência artificial (IA). A proposta é de autoria da deputada Jandira Feghali (PCdoB-RJ) e fo

Heitor Mazzoco (via Agência Estado)

·
Escrito por Heitor Mazzoco (via Agência Estado)
Publicado em 06.03.2024, 16:35:00 Editado em 06.03.2024, 16:38:14
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

A Câmara aprovou nesta terça-feira, 5, um projeto de lei que aumenta as penas para o crime de violência psicológica contra a mulher cometido com o auxílio de inteligência artificial (IA). A proposta é de autoria da deputada Jandira Feghali (PCdoB-RJ) e foi relatada por Camila Jara (PT-MS). A matéria, agora, segue para o Senado.

continua após publicidade

O projeto estabelece um agravante no artigo do Código Penal relativo ao crime de violência psicológica contra a mulher, definido como a prática de "ameaças, constrangimentos, humilhação, manipulação, isolamento, chantagem, ridicularização ou limitação do direito de ir e vir".

A pena atual é de seis meses a dois anos e multa. Com a alteração, a pena será aumentada à metade, podendo chegar a três anos se houver uso de IA para favorecer o cometimento do crime.

continua após publicidade

Proposta também previa pena maior para deep nude

A proposta original também previa o aumento da pena para o crime de divulgação sem consentimento de cena de sexo com auxílio de IA. A relatora se disse favorável ao item, mas relembrou que a medida já foi aprovada pela Casa, no projeto de lei nº 9.930/18. O texto tramita no Senado.

No projeto de lei, Feghali fez referência a dois casos recentes envolvendo o uso de IA. Em novembro de 2023, ao menos 20 alunas de um colégio do Rio de Janeiro foram vítimas de fotomontagens confeccionadas por meio de IA. Um aplicativo de celular foi utilizado para alterar as imagens das estudantes e apresentá-las nuas.

continua após publicidade

A prática é conhecida como deep nude, em alusão ao termo em inglês deep fake - uma técnica que permite alterar um vídeo ou foto com ajuda de inteligência artificial. Pouco antes do caso envolvendo as alunas cariocas, a atriz Isis Valverde havia sido vítima de crime semelhante. O episódio também foi lembrado na justificativa de Feghali ao projeto.

A proposta foi aprovada na semana do dia 8 de março, data em que é celebrado o Dia Internacional da Mulher. Outras propostas destinadas às mulheres têm sido preparadas pela bancada feminina da Câmara.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Cotidiano

    Deixe seu comentário sobre: "Projeto aumenta pena de crime de violência psicológica contra mulher com uso de IA"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!