MAIS LIDAS
VER TODOS

COVID-19

Profissionais denunciam roubo de cartões de vacinação

Pelo menos 4 pessoas conseguiram fugir levando o documento, sem se vacinar.

Da Redação

·
Profissionais denunciam roubo de cartões de vacinação
Icone Camera Foto por Reprodução
Escrito por Da Redação
Publicado em 18.09.2021, 18:01:18 Editado em 18.09.2021, 18:01:14
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Profissionais de saúde do Rio de Janeiro denunciam que pessoas estão indo aos postos para tentar roubar o comprovante de vacinação sem se vacinarem. Em um dos casos, um homem ameaçou uma técnica de enfermagem para fingir aplicar a vacina sem o líquido.

continua após publicidade

Quando uma pessoa vai se vacinar, antes da vacina ser aplicada é entregue o comprovante de vacinação para que a pessoa confira se os dados estão corretos, é nesse momento que a maioria dos casos acontece.

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) informou que, desde o início do mês de setembro, quatro pessoas conseguiram fugir dos postos sem tomar a vacina. O secretário de Saúde do Rio, Daniel Soranz, afirmou que a situação é lamentável e que através do CPF informado na chegada do posto de vacinação, é possível identificar essas pessoas e registrar boletim de ocorrências.

continua após publicidade

Em um dos casos, um homem que se identificou como militar e xingava e ameaçava os profissionais do posto de saúde depois que não conseguiu o comprovante sem se vacinar.

Casos como esses cresceram depois que a prefeitura do Rio começou a exigir que cariocas e turistas apresentem o comprovante de vacinação para entrar em locais de uso coletivo, como academias, teatros, cinemas e pontos turísticos. A medida começou a valer na quarta-feira (15), e a maioria das pessoas se sente mais segura com ela.

Além de estar contrariando uma medida de saúde pública em um momento de pandemia, quem foge com o cartão de vacinação sem se vacinar está cometendo fraude de documento oficial, crime previsto no artigo 297 do Código Penal com pena de até dois anos e meio.

continua após publicidade

No Rio, a Câmara de Vereadores aprovou e o prefeito sancionou uma outra lei que prevê multa de R$ 1 mil para quem tentar fazer isso. O infrator que não pagar a multa terá o nome inscrito na dívida ativa do município. Agentes públicos que participarem da fraude receberão uma multa administrativa de R$ 1,5 mil.

Com informações do G1.

GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Cotidiano

    Deixe seu comentário sobre: "Profissionais denunciam roubo de cartões de vacinação"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!