MAIS LIDAS
VER TODOS

Docentes em greve

Professores de universidades federais iniciam greve nesta segunda (15)

No Paraná, servidores da Universidade Federal do Paraná (UFPR) e da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) anunciaram adesão à paralisação

Da Redação

·
Professores de universidades federais iniciam greve nesta segunda (15)
Icone Camera Foto por Pixabay
Professores de universidades federais iniciam greve nesta segunda (15)
Escrito por Da Redação
Publicado em 14.04.2024, 18:07:36 Editado em 14.04.2024, 19:06:22
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Professores de universidades, centros de educação tecnológica e institutos federais em todas as regiões do Brasil optaram por iniciar uma greve a partir de segunda-feira (15). A demanda principal da categoria é por um reajuste salarial de 22%, a ser dividido em três partes iguais de 7,06% - a primeira ainda neste ano, seguida pelas próximas em 2025 e 2026.

continua após publicidade

- LEIA MAIS: Campus da UTFPR de Apucarana não aprova greve em votação

O Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (Andes-SN) ressalta que, além do aumento salarial, é fundamental que haja investimentos públicos nas instituições federais de educação.

continua após publicidade

Gustavo Seferian, presidente da Andes e professor de direito da UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais), afirmou: "É crucial reestruturar a carreira dos professores e revogar medidas restritivas de direitos, de caráter regressivo, que foram implementadas nos últimos anos, incluindo aquelas relacionadas à previdência, que retiraram direitos e afetam diretamente a aposentadoria, além de medidas que limitam o exercício do direito de greve, entre outras".

De acordo com informações do sindicato, três instituições associadas à entidade já suspenderam suas atividades. Na segunda-feira, outras 17 iniciarão a greve. Cinco já anunciaram indicativos de greve, com previsão de paralisação, enquanto oito estão em estado de greve, indicando a possibilidade de adesão à greve em breve.

Em um comunicado, o Ministério da Educação (MEC) informou que suas equipes têm participado ativamente das negociações, incluindo a mesa nacional de negociação, as mesas específicas de técnicos e docentes estabelecidas pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) e a mesa setorial que trata das condições de trabalho.

continua após publicidade

O texto do governo Lula (PT) destaca: "O MEC está dedicado a buscar alternativas para valorizar os servidores da educação, mantendo um diálogo aberto e respeitoso com as categorias. No ano passado, o governo federal concedeu um reajuste de 9% para todos os servidores".

Com informações do portal DOL

GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Cotidiano

    Deixe seu comentário sobre: "Professores de universidades federais iniciam greve nesta segunda (15)"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!