MAIS LIDAS
VER TODOS

IRATI

Professora que puxou cabelo de aluna com síndrome de down é demitida

Defesa da docente afirma que objetivo não foi "maltratar" e sim impedir fuga

Da Redação

·
Imagens gravadas por uma câmera de segurança mostram professora puxando cabelo de aluna
Icone Camera Foto por REPRODUÇÃO
Imagens gravadas por uma câmera de segurança mostram professora puxando cabelo de aluna
Escrito por Da Redação
Publicado em 28.05.2024, 17:59:41 Editado em 28.05.2024, 18:06:15
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

A professora de 61 anos, filmada puxando o cabelo de uma aluna com síndrome de down, teve o contrato de prestação de serviços junto à Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Irati, na região central do Paraná, cancelado nesta terça-feira (28). A informação foi confirmada pela Secretaria de Estado da Educação (Seed).

continua após publicidade

- LEIA MAIS: Denúncia anônima alertou pais de aluna agredida por professora no PR

De acordo com a secretaria, com o cancelamento contratual, a professora está impedida de trabalhar na instituição. O documento foi expedido pela pasta após envio de protocolo por parte do Núcleo Regional de Educação (NRE) de Irati.

continua após publicidade

De acordo com a Seed, a professora atuava na instituição por meio de Processo Seletivo Simplificado (PSS) do estado, em regime temporário.

Clique aqui e receba nossas notícias pelo WhatsApp

A investigação começou após a família da vítima, uma jovem de 19 anos, ser informada, por meio de denúncia anônima, sobre o caso. A aluna que tem síndrome de down, com diagnóstico de Transtorno do Espectro Autista (TEA) e é uma pessoa não verbal, ou seja, que não fala. O caso é investigado pela Polícia Civil (PC-PR).

continua após publicidade

DEFESA

Em nota encaminhada ao G1, a defesa da professora alega que, embora a forma de contenção não possa parecer a mais adequada ao momento, é certo que foi a única possível, notadamente para uma senhora de 61 anos, já com mobilidade reduzida, observando que não havia intenção em 'puxar o cabelo' da aluna e sim, em segurá-la, da forma que fosse possível, considerando que tal aluna já empreendeu fuga em outras oportunidades e colocou sua vida em risco.

"Acerca da aluna, que é portadora de diversos transtornos, empreendia fuga no momento em que foi contida pela professora, evitando um mal maior, já que a APAE RURAL está localizada na beira de estrada de grande circulação, além de haver tanques e locais onde uma aluna em surto pode sofrer lesões", afirma a defesa.

GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Cotidiano

Deixe seu comentário sobre: "Professora que puxou cabelo de aluna com síndrome de down é demitida"

O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
Compartilhe! x

Inscreva-se na nossa newsletter

Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!