MAIS LIDAS
VER TODOS

Cotidiano

Proclamação da República: veja o que abre e o que fecha em SP no feriado

Em razão do feriado prolongado da Proclamação da República na terça-feira, 15, alguns serviços de São Paulo, assim como de diversas cidades do País, terão o funcionamento alterado. O rodízio de veículos estará suspenso também na segunda-feira, 14, na vésp

Renata Okumura (via Agência Estado)

·
Escrito por Renata Okumura (via Agência Estado)
Publicado em 11.11.2022, 10:50:00 Editado em 11.11.2022, 10:55:31
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Em razão do feriado prolongado da Proclamação da República na terça-feira, 15, alguns serviços de São Paulo, assim como de diversas cidades do País, terão o funcionamento alterado. O rodízio de veículos estará suspenso também na segunda-feira, 14, na véspera do feriado. Serviços de saúde do município terão mudanças no atendimento ao público.

continua após publicidade

As campanhas de vacinação contra a covid-19, poliomielite e multivacinação ocorrem nos dois dias nas AMAs/UBSs Integradas, das 7h às 19h. Essas unidades também realizarão a imunização neste sábado, 12.

A imunização contra a covid-19 permanece disponível para crianças a partir de 3 anos de idade, adolescentes e adultos. É importante atualizar o esquema vacinal, conforme quantidade de doses que devem ser aplicadas para cada público.

continua após publicidade

Já a campanha de vacinação contra a poliomielite foi prorrogada por tempo indeterminado. Direcionada para crianças a partir de um ano até 4 anos e 11 meses de idade, a ação tem como objetivo imunizar todo o público infantil desta faixa etária.

Na campanha de multivacinação, destinada a pessoas até 15 anos, além da vacina contra poliomielite são disponibilizados imunizantes como: tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola), varicela, BCG, pentavalente, pneumo 10, rotavírus, meningo C, meningo ACWY, varicela, hepatites A e B, febre amarela, DTP (difteria, tétano e coqueluche), dupla adulto, influenza e HPV.

Veja a seguir como será o funcionamento de outros serviços de saúde do município de SP durante o feriado prolongado.

continua após publicidade

Na segunda-feira estarão abertos:

- Assistências Médicas Ambulatoriais (AMAs) - das 7h às 19h

- AMAs/UBSs Integradas - das 7h às 19h, inclusive para vacinação

continua após publicidade

- Hospitais Municipais

- Hospitais Dia (HD) 24h

continua após publicidade

- Prontos-socorros Municipais

- Unidades de Pronto Atendimento (UPAs)

- Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu)

continua após publicidade

- Hospitais veterinários públicos - das 8h às 17h estarão abertas as unidades sul, norte e leste, para casos de urgência e emergência.

Na terça-feira estarão abertos:

- Assistências Médicas Ambulatoriais (AMAs) - das 7h às 19h

continua após publicidade

- AMAs/UBSs Integradas - das 7h às 19h, inclusive para vacinação

- Hospitais Municipais

continua após publicidade

- Prontos-socorros Municipais

- Unidades de Pronto Atendimento (UPAs);

- Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu)

continua após publicidade

As divisões de Vigilância de Zoonoses (DVZ) e de Vigilância Epidemiológica (DVE) estarão em regime de plantão em ambos os dias.

Atendimento na rede estadual de saúde

Durante o ponto facultativo de segunda-feira e o feriado da Proclamação da República, os hospitais estaduais mantêm o funcionamento normal para atendimento às urgências e emergências, tanto nos prontos-socorros quanto nos setores de internação e centros cirúrgicos.

continua após publicidade

Os Ambulatórios Médicos de Especialidades (AMEs), o Centro de Referência ao Idoso (CRI Norte), o Instituto Paulista de Geriatria e Gerontologia (IPGG), na zona Leste da capital, e as unidades da Farmácia Dose Certa terão expediente normal na segunda-feira e fecharão na terça.

Doação de sangue

continua após publicidade

Os postos de doação da Pró-sangue Clínicas, Osasco, Mandaqui e Stella Maris funcionam normalmente na segunda-feira. No feriado, apenas o posto Clínicas manterá atendimento. Clique aqui para mais informações.

Rodízio de veículos

O rodízio municipal de veículos estará suspenso para carros na segunda-feira, em razão do feriado prolongado.

continua após publicidade

As demais restrições existentes na cidade serão mantidas ao longo da segunda-feira:

- Rodízio de veículos pesados (caminhões)

- Zona de Máxima Restrição à Circulação de Caminhões (ZMRC)

continua após publicidade

- Zona de Máxima Restrição aos Fretados (ZMRF)

Também não estarão liberadas as faixas exclusivas de ônibus.

continua após publicidade

Já na terça-feira, feriado da Proclamação da República, o rodízio de veículos e demais restrições não vigoram na capital paulista.

O rodízio volta na quarta-feira, 16, para placas finais 5 e 6.

Transporte público

continua após publicidade

As empresas ligadas à Secretaria dos Transportes Metropolitanos (STM) terão mudanças na operação na segunda e na terça, por causa do feriado da Proclamação da República.

Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos de São Paulo (EMTU) - Na segunda-feira, as linhas de ônibus intermunicipais gerenciadas pela EMTU seguirão a programação horária de sábado; e, no feriado, a programação será a equivalente a um dia de domingo. No sábado, 12, e no domingo, 13, que antecedem o feriado, não haverá mudança na operação, sendo mantida a programação horária praticada nos fins de semana.

Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) - Na segunda-feira, a circulação de trens seguirá a programação de dia útil. No sábado e na terça-feira, os intervalos médios serão iguais aos de um sábado.

continua após publicidade

No domingo, a Linha 12-Safira terá alterações durante todo o horário de operação (4h à meia-noite), devido a obras que interditarão o trecho entre as estações Brás e Tatuapé.

"A alternativa aos passageiros será a Linha 11-Coral, que terá intervalo médio entre os trens de oito minutos para atender a demanda das duas linhas. Nas outras linhas, os intervalos médios programados serão de 10 minutos com trens reservas de prontidão, caso necessário", informou a STM.

continua após publicidade

Companhia do Metropolitano de São Paulo (Metrô) - No sábado e no domingo, todas as linhas do Metrô irão operar normalmente, nos horários habituais de funcionamento das estações. Na segunda-feira, véspera do feriado, todas as linhas operadas pelo Metrô também terão frota máxima em circulação. Já na terça-feira, a Linha 1-Azul terá frota de um dia útil em operação e as linhas 2-Verde, 3-Vermelha e 15-Prata terão oferta de trens semelhante a um domingo.

ViaQuatro e ViaMobilidade - No feriado, a operação das Linhas 4-Amarela e 5-Lilás de metrô e 8-Diamante de trens metropolitanos será similar à de um dia de domingo. No fim de semana e na segunda-feira, véspera do feriado, não haverá alterações na oferta de trens.

A Linha 9-Esmeralda, em virtude do GP de Fórmula 1, terá uma operação especial nos três dias do evento - entre esta sexta, 11, e domingo - para facilitar o trajeto das pessoas que vão utilizar o transporte público.

Bancos

A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) afirma que não haverá atendimento nas agências bancárias na terça-feira.

Na segunda-feira e na quarta-feira, os bancos abrem normalmente nas localidades que não tiverem feriados municipais.

"As áreas de autoatendimento ficarão disponíveis para os clientes, bem como os canais digitais e remotos dos bancos (internet e mobile banking). As contas de consumo (água, energia, telefone, etc.) e os carnês com vencimento no dia do feriado poderão ser pagos, sem acréscimo, no próximo dia útil", informa a instituição.

De acordo com o diretor-adjunto de Serviços da Febraban, Walter Tadeu de Faria, normalmente os tributos já vêm com datas ajustadas ao calendário de feriados nacionais, estaduais e municipais.

"Caso isso não tenha ocorrido no documento de arrecadação, a sugestão é antecipar o pagamento ou, no caso dos títulos que têm código de barras, agendar o pagamento nos caixas eletrônicos, internet banking e pelo atendimento telefônico dos bancos", orienta Faria.

Poupatempo

Os postos do Poupatempo em todo o Estado de São Paulo estarão fechados entre segunda e terça-feira, devido ao feriado prolongado da Proclamação da República. As unidades reabrem na quarta-feira com atendimento presencial mediante agendamento prévio, que pode ser feito gratuitamente nas plataformas eletrônicas.

Durante o feriado, todos os 245 serviços digitais do programa permanecem disponíveis no portal, aplicativo Poupatempo Digital, totens de autoatendimento e WhatsApp - (11) 95220-2974.

Entre as opções, estão renovação de CNH, licenciamento de veículos, consulta de IPVA, Carteira de Trabalho Digital, seguro-desemprego e comprovante digital de vacinação contra a covid-19.

Movimentação nas estradas e calor no litoral paulista

Mais de quatro milhões de veículos devem deixar a capital paulista pelas principais rodovias neste feriado prolongado, segundo informações da Agência de Transporte do Estado de São Paulo (Artesp). Há expectativa de aumento de tráfego a partir da tarde desta sexta-feira no sentido do litoral e do interior.

Conforme previsão da agência, do total, ao menos 700 mil veículos deixarão a capital com destino às praias da Baixada Santista e do litoral norte, a partir desta sexta.

Depois de um período de baixas temperaturas, a previsão é de calor e sol, embora com nuvens, durante o fim de semana prolongado pelo feriado da Proclamação da República, na terça-feira. Monitoramento da Cetesb, a agência ambiental paulista, mostra que 85% das praias da região estão próprias para banho. E a prefeitura Ubatuba, um dos destinos mais procurados, adiou pela quarta vez a cobrança da taxa de turismo, uma espécie de pedágio urbano na área.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Cotidiano

    Deixe seu comentário sobre: "Proclamação da República: veja o que abre e o que fecha em SP no feriado"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!