MAIS LIDAS
VER TODOS

PANDEMIA

Presidente quer desobrigar uso de máscaras em vacinados

O Presidente ainda teceu críticas a governadores por conta de medidas restritivas durante a pandemia

Da Redação

·
Presidente quer desobrigar uso de máscaras em vacinados
Icone Camera Foto por Reprodução
Escrito por Da Redação
Publicado em 10.06.2021, 19:41:38 Editado em 10.06.2021, 19:42:02
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

O presidente Jair Bolsonaro afirmou nesta quinta-feira (10) que se reuniu com o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, para pedir um parecer que desobriga o uso de máscara para quem já recebeu a imunização contra a covid-19 ou para quem já foi infectado pelo vírus.

continua após publicidade

Declaração ocorreu durante evento do Turismo no Palácio do Planalto. O chefe do Executivo falava sobre as viagens que tem feito nacionalmente e ironizou reportagens que noticiam que ele visita os lugares sem o uso do equipamento de proteção.

"Conheci Marajó com a Damares (ministra da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos), com o povo que está lá, dócil, humilde, pobre, como estive em toda a Bahia, nas minhas paradas inopinadas, tão criticadas pela mídia. 'Parou sem máscara, por que parou?' Por coincidência, olha a matéria para a imprensa amanhã. Vou dar uma matéria para vocês aí: acabei de conversar com um tal de Queiroga. Não sei se vocês sabem quem é. Nosso ministro da Saúde. Ele vai ultimar um parecer visando a desobrigar o uso de máscara por parte daqueles que estejam vacinados ou que já foram contaminados para tirar esse símbolo (mostra máscara), que, obviamente, tem a sua utilidade para quem está infectado", apontou.

continua após publicidade

Bolsonaro, no entanto, não citou datas. E Queiroga ainda não se pronunciou sobre o assunto. A medida do uso de máscaras não foi decidida pelo governo federal, mas, sim, por estados, municípios e Distrito Federal.

O Presidente ainda teceu críticas a governadores por conta de medidas restritivas durante a pandemia. "Se bem que, para nós, no nosso protocolo, para quem estava infectado, esse, sim, "fique em casa", não aquele "fique em casa" para todo mundo. A quarentena é para quem esta infectado, não é para todo mundo porque isso destrói empregos, mata de outra forma o cidadão. De fome, de depressão", concluiu.

Cautela

continua após publicidade

Em maio, após países como os EUA terem autorizado a dispensa do uso de máscaras por vacinados, a Organização Mundial da Saúde (OMS) pediu cautela aos chefes do Executivo ressaltando que a desobrigação do equipamento pode ocorrer quando não há mais transmissão comunitária da doença e que não depende unicamente da imunização contra o vírus. Para alterar a medida, o país deve considerar as variáveis, cobertura de saúde e incidência local.

"A circulação do vírus é a questão-chave e, por isso, as pessoas podem prescindir da máscara nesses locais", afirmou a líder técnica para covid-19 da OMS, Maria van Kerkhove. "A pandemia não terminou, há muita incerteza com as novas variantes, e precisamos manter os cuidados básicos para salvar vidas", disse ela.

Com informações, Correio Braziliense

GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Cotidiano

    Deixe seu comentário sobre: "Presidente quer desobrigar uso de máscaras em vacinados"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!