MAIS LIDAS
VER TODOS

Saúde

Presidente assina decreto que abre caminho para privatizar SUS

Nesta terça (27), o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) assinou um decreto que abre caminho para a privatização do Sistema Único de Saúde (SUS). O Decreto nº 10.530/2020, que já está em vigor, institui a Estratégia Federal de Desenvolvimento para o Br

Da Redação

·
Presidente assina decreto que abre caminho para privatizar SUS
Icone Camera Foto por ictq/divulgação
Escrito por Da Redação
Publicado em 28.10.2020, 10:54:22 Editado em 28.10.2020, 12:44:06
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Nesta terça (27), o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) assinou um decreto que abre caminho para a privatização do Sistema Único de Saúde (SUS). O Decreto nº 10.530/2020, que já está em vigor, institui a Estratégia Federal de Desenvolvimento para o Brasil para o período de 2020 a 2031 e autoriza a equipe econômica a preparar modelo de privatização da atenção primária à saúde, as UBS (Unidades Básicas de Saúde) de estados, municípios e do Distrito Federal.

continua após publicidade

O decreto prevê, ainda, que os estudos terão “a finalidade inicial de estruturação de projetos pilotos, cuja seleção será estabelecida em ato da Secretaria Especial do Programa de Parcerias de Investimentos do Ministério da Economia”.

O documento assinado pelo presidente traz ainda diretrizes econômicas, institucionais, de infraestrutura, ambiental e sociais – na qual estão eixos específicos sobre a saúde. Entre eles, “aprimorar a gestão do SUS, avançando na articulação entre os setores público e privado (complementar e suplementar)”.

continua após publicidade

Conforme o documento, o avanço na articulação com o sistema privado de saúde vai aperfeiçoar o setor, “aumentando a eficiência e a equidade do gasto com adequação do financiamento às necessidades da população. A medida foi recebida com críticas pelo CNS (Conselho Nacional de Saúde), por representar uma ameaça à universalidade do atendimento à saúde, prevista na Constituição.

Em um vídeo publicado na página do CNS, no YouTube, o presidente do órgão, Fernando Pigatto, classifica a medida do presidente como “arbitrária”. Ele disse que vai tomar as medidas cabíveis e para fortalecer o SUS contra qualquer tipo de privatização e retirada de direitos.

As informações são do site Catraca Livre.

GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Cotidiano

    Deixe seu comentário sobre: "Presidente assina decreto que abre caminho para privatizar SUS"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!