Cotidiano

Prefeitura do Rio vai desobrigar máscaras também em locais fechados

Da Redação ·

A partir desta terça-feira, 8, o uso de máscaras em espaços fechados no Rio de Janeiro (RJ) não será mais obrigatório. O anúncio foi feito nesta segunda-feira pelo prefeito Eduardo Paes, em nota publicada em uma rede social após reunião com o Comitê Científico do Município. A decisão será publicada no Diário Oficial do município de terça-feira. O uso de máscaras para evitar a transmissão da covid-19 já era facultativo em espaço aberto desde outubro.

continua após publicidade

"Cumprindo as determinações do Comitê Científico amanhã sai decreto acabando com a obrigatoriedade de máscara em espaços abertos e fechados", escreveu o prefeito. "Com um esforço para vacinar aqueles que podem tomar a dose de reforço, em três semanas acabamos também com o passaporte."

O secretário municipal de Saúde, Daniel Soranz, justificou a decisão explicando que o Rio tem a menor taxa de transmissão do Sars-CoV2 desde o início da pandemia, de 0,3. O porcentual de testes de diagnóstico dando positivo também está baixo, menor do que 5%, com uma redução gradativa ao longo da semana.