MAIS LIDAS
VER TODOS

Cotidiano

Prefeitura de SP e teles assinam acordo que prevê instalação de 286 antenas na periferia

A Prefeitura de São Paulo assinou, na tarde desta quinta-feira, 10, o decreto que regulamenta a Lei das Antenas. Na mesma ocasião foi assinado o termo de adesão das teles, acordo pelo que as operadoras se comprometem a instalar antenas nas áreas mais care

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 10.03.2022, 20:39:00 Editado em 10.03.2022, 20:44:52
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

A Prefeitura de São Paulo assinou, na tarde desta quinta-feira, 10, o decreto que regulamenta a Lei das Antenas. Na mesma ocasião foi assinado o termo de adesão das teles, acordo pelo que as operadoras se comprometem a instalar antenas nas áreas mais carentes da capital paulista, onde ocorrem as chamadas "sombras" (regiões sem cobertura de internet).

continua após publicidade

O termo prevê que TIM, Vivo e Claro vão instalar um total de 286 antenas, em sete meses, nas regiões periféricas e com menor interesse comercial. Como contrapartida, terão 50% de desconto dos custos das tarifas públicas.

A Lei das Antenas foi aprovada na Câmara dos Vereadores em dezembro e sancionada pelo Poder Executivo em janeiro. A medida atende a um pleito antigo das operadoras de telecomunicações. As empresas reclamavam havia anos do excesso de burocracia e lentidão para a liberação de novas estações rádio-base (ERB) - nome técnico dado aos equipamentos colocados em postes, viadutos, fachadas, topos de prédios, entre outros, e que servem para ativar o sinal de celulares.

continua após publicidade

Com a chegada do 5G, resolver esse problema se tornou prioridade para as teles, que precisam cumprir prazos de ativação do novo sinal de internet. A capital paulista tem 7,5 mil ERBs em operação e 1,4 mil pedidos de instalação pendentes. Por sua vez, a cobertura 5G precisará de aproximadamente cinco vezes mais antenas do que o 3G e o 4G.

Uma das novidades introduzidas pela Lei das Antenas é o 'silêncio positivo". Isso significa que o prazo para emissão da licença de instalação de antenas pela Prefeitura pode demorar no máximo 60 dias. Se houver silêncio até o fim desse período, a tele fica automaticamente autorizada a ligar a ERB.

Também foi confirmada a flexibilização dos tipos de vias que podem receber as antenas. A legislação anterior proibia implantação dos equipamentos em ruas com menos de 10 metros de largura. Esse tipo de restrição caiu.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Cotidiano

    Deixe seu comentário sobre: "Prefeitura de SP e teles assinam acordo que prevê instalação de 286 antenas na periferia"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!