MAIS LIDAS
VER TODOS

Cotidiano

Prefeitura de SP anuncia incentivos para facilitar abertura de empreendimentos no centro

Por Priscila MengueO prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes (MDB), anunciou ontem medidas para facilitar a abertura de novos comércios, serviços e empreendimentos no centro da capital, como isenções e descontos fiscais e incentivos construtivos. Em um momen

Priscila Mengue (via Agência Estado)

·
Escrito por Priscila Mengue (via Agência Estado)
Publicado em 07.06.2023, 21:12:00 Editado em 07.06.2023, 21:18:51
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Por Priscila Mengue

continua após publicidade

O prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes (MDB), anunciou ontem medidas para facilitar a abertura de novos comércios, serviços e empreendimentos no centro da capital, como isenções e descontos fiscais e incentivos construtivos. Em um momento em que são frequentes os relatos de sensação de insegurança e de furtos e roubos na região e com a Cracolândia dispersa por diferentes quadras, Nunes chegou a pedir à imprensa que veicule também notícias positivas da área central.

O anúncio envolveu a regulamentação do Projeto de Intervenção Urbana (PIU) Setor Central, com o qual a Prefeitura busca atrair mais 200 mil moradores para o centro, por meio de incentivos e regras urbanísticas específicas para o local. Entre as mudanças, está a permissão para construir até oito vezes a metragem do terreno em empreendimentos para a baixa renda perto de metrô, trem e corredor de ônibus (nesses locais, chamados de "eixos", esse limite é de quatro vezes no restante da cidade) em quadras da Luz, do Brás e do entorno da Cracolândia.

continua após publicidade

Outro decreto assinado pelo prefeito estende os incentivos da Lei do Retrofit para imóveis comerciais (de reforma e ampliação de imóveis construídos até meados de 1992), como isenção de IPTU de três a 10 anos (na região da Cracolândia) e do Imposto sobre a Transmissão de Bens Imóveis. O programa também passará a ter um processo de aprovação próprio, que centralizará todas as demandas, a fim de reduzir o prazo de análise para um período de 30 a 60 dias.

ADESÃO AO PROGRAMA

Segundo a Prefeitura, 16 empreendimentos majoritariamente residenciais têm pedido pendente para a adesão ao programa e três foram aprovados. Entre os autorizados, está o de reforma e restauro do antigo prédio da Telesp, com um polo gastronômico que ligará as Ruas Sete de Abril e Basílio da Gama.

continua após publicidade

O pacote de incentivos públicos também envolveu o anúncio do envio de um projeto de lei à Câmara Municipal para ampliar benefícios hoje restritos ao chamado "triângulo histórico", para o "quadrilátero da República" (Ruas Sete de Abril, Coronel Xavier de Toledo, Praça Ramos de Azevedo e Conselheiro Crispiniano e Avenidas Ipiranga e São João). Entre os incentivos para comércios e serviços das áreas de cultura, gastronomia, tecnologia, varejo e turismo (dentre outros) no perímetro, estão isenção de IPTU por cinco anos.

A mudança depende de aprovação dos vereadores. "É preciso ter uma quantidade maior de comerciantes gerando emprego e renda aqui", justificou Nunes. A proposta visa ampliar a movimentação de pessoas na região, especialmente à noi

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Cotidiano

    Deixe seu comentário sobre: "Prefeitura de SP anuncia incentivos para facilitar abertura de empreendimentos no centro"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!