MAIS LIDAS
VER TODOS

Cotidiano

Preços de medicamentos vendidos a hospitais sobem 0,16% em junho, afirma Fipe/Bionexo

Os preços dos medicamentos adquiridos pelos hospitais acumularam ao longo do primeiro semestre uma alta de 3,87%, segundo o Índice de Preços de Medicamentos para Hospitais (IPM-H), calculado pela Fipe a partir de dados de transações realizadas na platafor

Francisco Carlos de Assis (via Agência Estado)

·
Escrito por Francisco Carlos de Assis (via Agência Estado)
Publicado em 12.07.2024, 07:41:00 Editado em 12.07.2024, 07:47:29
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Os preços dos medicamentos adquiridos pelos hospitais acumularam ao longo do primeiro semestre uma alta de 3,87%, segundo o Índice de Preços de Medicamentos para Hospitais (IPM-H), calculado pela Fipe a partir de dados de transações realizadas na plataforma Bionexo. Em junho, o aumento foi de 0,16%, em desaceleração ante a alta de 0,35% em maio frente a abril. No mesmo mês de junho, a variação do IPCA, o índice oficial de inflação ao consumidor, foi de 0,21%.

continua após publicidade

Os medicamentos, que em proporção considerável utilizam insumos importados, também subiram menos do que o IGP-M, que teve alta de 0,81% em junho. Também variaram abaixo da depreciação de 4,99% da taxa de câmbio.

Nos últimos 12 meses encerrados em junho, comparativamente, o IPM-H acumula uma alta de 0,57%. Na leitura do economista e pesquisador da Fipe, Bruno Oliva, a desaceleração observada nos últimos dois meses não é estranha ao comportamento histórico do IPM-H nos meses seguintes a abril, período em que entram em vigência os reajustes anuais dos preços dos medicamentos.

continua após publicidade

"Mais especificamente, quando comparado ao comportamento médio do índice em junho de outros anos do histórico, excetuando-se 2020, ano em que os preços apresentaram maior volatilidade em razão da pandemia e os reajustes foram postergados para junho, a variação de junho de 2024 apresentou resultado bastante similar", diz Oliva.

Para o economista da Fipe, a despeito da desaceleração do IPM-H em junho, quando a análise se volta para o primeiro semestre, os resultados do índice revelam uma alta abrangente dos preços entre os grupos terapêuticos, com destaque para medicamentos classificados como sistema nervoso e aparelho respiratório.

O Índice de Preços de Medicamentos para Hospitais (IPM-H) é uma parceria entre a Fipe e a Bionexo para disponibilizar informações de interesse público relacionadas à área de saúde, com foco no comportamento de preços de medicamentos transacionados entre fornecedores e hospitais no mercado brasileiro.

O IPM-H é elaborado com base nos dados de transações realizadas desde janeiro de 2015 pela plataforma, onde são transacionados mais de R$ 17 bilhões por ano no mercado da saúde, ou cerca de 20% do mercado privado nacional.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Cotidiano

    Deixe seu comentário sobre: "Preços de medicamentos vendidos a hospitais sobem 0,16% em junho, afirma Fipe/Bionexo"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!