Praia em Marte? Veja o que se sabe sobre descoberta científica
A descoberta foi feita a partir de dados do rover chinês Zhurong
Receba notícias no seu Whatsapp Participe dos grupos do TNOnline
Um estudo publicado na revista Proceedings of the National Academy of Sciences identificou formações geológicas que sugerem a existência de antigas praias em Marte. A descoberta foi feita a partir de dados do rover chinês Zhurong, que pousou em 2021 na região de Utopia Planitia, uma vasta planície no planeta.
?? LEIA MAIS: "Guerra dos bonés" na política movimenta fábricas em Apucarana
Segundo o jornal britânico Daily Mail, os pesquisadores analisaram informações coletadas pelo radar de penetração no solo do veículo, que revelou camadas de rocha sob a superfície marciana. A disposição dessas formações é semelhante à encontrada em praias terrestres, o que reforça a hipótese de que um oceano cobriu parte do polo norte de Marte no passado.
?? Clique aqui e receba as notícias do TNOnline no nosso grupo do WhatsApp
“Estamos encontrando locais que se parecem com antigas praias e deltas de rios. Há sinais de vento, ondas e depósitos de areia, típicos de uma praia”, afirmou Benjamin Cardenas, coautor do estudo e pesquisador da Universidade Estadual da Pensilvânia.
Michael Manga, professor da Universidade da Califórnia, explicou que as estruturas analisadas não correspondem a dunas de areia, crateras de impacto ou fluxos de lava. “Foi quando começamos a considerar a existência de um oceano”, disse.
Ele destacou que a orientação das formações é compatível com o que seria uma antiga linha costeira marciana. “Elas têm tanto a direção quanto a inclinação corretas para sustentar a ideia de que o oceano existiu por um longo período, formando algo semelhante a uma praia de areia”, concluiu.
Últimas em Cotidiano
Mais lidas no TNOnline
Últimas do TNOnline