Um estudo publicado na revista Proceedings of the National Academy of Sciences identificou formações geológicas que sugerem a existência de antigas praias em Marte. A descoberta foi feita a partir de dados do rover chinês Zhurong, que pousou em 2021 na região de Utopia Planitia, uma vasta planície no planeta.
📰 LEIA MAIS: "Guerra dos bonés" na política movimenta fábricas em Apucarana
Segundo o jornal britânico Daily Mail, os pesquisadores analisaram informações coletadas pelo radar de penetração no solo do veículo, que revelou camadas de rocha sob a superfície marciana. A disposição dessas formações é semelhante à encontrada em praias terrestres, o que reforça a hipótese de que um oceano cobriu parte do polo norte de Marte no passado.
📲 Clique aqui e receba as notícias do TNOnline no nosso grupo do WhatsApp
“Estamos encontrando locais que se parecem com antigas praias e deltas de rios. Há sinais de vento, ondas e depósitos de areia, típicos de uma praia”, afirmou Benjamin Cardenas, coautor do estudo e pesquisador da Universidade Estadual da Pensilvânia.
Michael Manga, professor da Universidade da Califórnia, explicou que as estruturas analisadas não correspondem a dunas de areia, crateras de impacto ou fluxos de lava. “Foi quando começamos a considerar a existência de um oceano”, disse.
Ele destacou que a orientação das formações é compatível com o que seria uma antiga linha costeira marciana. “Elas têm tanto a direção quanto a inclinação corretas para sustentar a ideia de que o oceano existiu por um longo período, formando algo semelhante a uma praia de areia”, concluiu.
Deixe seu comentário sobre: "Praia em Marte? Veja o que se sabe sobre descoberta científica"