MAIS LIDAS
VER TODOS

Cotidiano

Portaria define padrões mínimos de qualidade para os serviços públicos digitais

O governo federal publicou no Diário Oficial da União (DOU) padrões mínimos de qualidade para os serviços públicos digitais ofertados pelos órgãos e entidades do Poder Executivo federal. A portaria também aprimora a participação dos cidadãos na avaliação

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 25.01.2022, 14:05:00 Editado em 25.01.2022, 14:11:41
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

O governo federal publicou no Diário Oficial da União (DOU) padrões mínimos de qualidade para os serviços públicos digitais ofertados pelos órgãos e entidades do Poder Executivo federal. A portaria também aprimora a participação dos cidadãos na avaliação do atendimento público digital.

continua após publicidade

A portaria é assinada pela Secretaria Especial de Desburocratização, Gestão e Governo Digital do Ministério da Economia. O documento estabelece que os padrões de qualidade dos serviços digitais se dividem em mínimo, intermediário e avançado e apresenta os critérios para cumprimento de cada um desses níveis.

De acordo com a norma, os órgãos e entidades deverão medir a qualidade de seus serviços por meio de questionários periódicos de autodiagnóstico. Os serviços com pior avaliação dos cidadãos serão prioritários para realização do autodiagnóstico.

continua após publicidade

Em nota, o secretário especial de Desburocratização, Gestão e Governo Digital, Caio Mario Paes de Andrade, explica que a publicação da portaria é mais uma meta da Estratégia de Governo Digital 2020-2022 entregue à sociedade, ação que contribui para tornar o governo 100% digital. "Com a definição de padrões mínimos de qualidade dos serviços, vamos melhorar ainda mais a experiência do usuário da plataforma gov.br. Nosso objetivo é que o cidadão resolva suas demandas com o governo de forma cada vez mais ágil, cômoda e eficiente", diz.

A portaria traz também diretrizes sobre a avaliação dos serviços digitais pelo cidadão. Os usuários podem julgar o atendimento virtual com notas que vão de 1 a 5, "considerando critérios como clareza das informações, adequação da linguagem ao público, facilidade de uso, qualidade dos canais de comunicação, custo ou esforço para a obtenção do serviço, disponibilidade, entre outros".

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Cotidiano

    Deixe seu comentário sobre: "Portaria define padrões mínimos de qualidade para os serviços públicos digitais"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!