Para muitos, a sexta-feira 13 é sinônimo de mau presságio, por conta das superstições que rondam a data. Mas, afinal, como surgiram as lendas a respeito deste dia? E o que se deve, ou não, fazer?
Há várias lendas acerca da sexta-feira 13, como, por exemplo, não passar por baixo de escadas, não quebrar espelhos, entre outros, e, com o passar dos anos, elas foram repassadas de geração para geração, o que as deixaram enraizadas. Outro fator que fortificou esta visão foi o cinema norte-americano da década de 1980, com a sequência de filmes de terror intitulada Sexta feira 13, com o personagem Jason Voorhees. Porém, todo esse misticismo tem explicações mais longínquas, baseadas no cristianismo, mitologia nórdica e até na história.
Leia mais: 'Sexta-feira 13': saiba quais tragédia já aconteceram nesta data
Uma das principais teorias sobre a sexta-feira 13 vem do cristianismo, por conta do fato de Jesus Cristo ter morrido em uma sexta-feira e, no dia anterior, ele ter se reunido com seus discípulos na última ceia, sendo que 13 pessoas estiveram presentes na ocasião.
Há também uma outra perspectiva sobre a data, mas essa provém da mitologia nórdica. Nesta crença, o deus Odin promoveu um banquete e convidou outras doze divindades. Loki, deus da trapaça, do fogo e da travessura, ficou inconformado quando soube que não tinha sido convidado para a festa. Então, ele provocou uma confusão que resultou na morte de um dos convidados. A partir daí, foi criado o mito de que um encontro com treze pessoas sempre tem um desfecho ruim.
Outra história remonta ao início do período medieval na Europa. Antes de se converterem à fé cristã, os escandinavos eram politeístas (pessoas que acreditavam em vários deuses) e tinham admiração por Friga (origem para friadagr e friday, “sexta-feira” em escandinavo e inglês). No entanto, depois da conversão ao cristianismo, os escandinavos passaram a amaldiçoar a deusa do amor e da beleza e a enxergá-la como uma bruxa que se reunia toda sexta-feira com onze feiticeiras e o demônio para lançar pragas contra a humanidade.
Há também a visão histórica, pois no dia 13 de outubro de 1307, que caiu em uma sexta-feira, o rei Felipe IV teve a filiação na ordem religiosa dos Cavaleiros Templários recusada, o que causou revolta. Então, o monarca ordenou perseguição ao membros da organização, gerando uma série de mortes.
Principais superstições para atrair sorte na data:
- Desça da cama com o pé direito
- Bata três vezes na madeira
- Não sirva refeição para treze pessoas
- Carregue consigo galhos de arruda ou um pouco de sal grosso
Com informações do Correio Braziliense.
Deixe seu comentário sobre: "Por qual motivo a sexta-feira 13 se tornou uma data supersticiosa?"