MAIS LIDAS
VER TODOS

assustador

“Pombo exorcista”: doença viral deixa pescoço de aves retorcido

Uma doença que acomete especialmente aves comerciais e outras espécies aviárias está chamando atenção no Reino Unido

Da Redação

·
Chamada de PPMV ou doença de Newcastle, a condição é causada por um vírus do sorotipo Paramyxovirus
Icone Camera Foto por Reprodução/New York Post/ Olhar Digital
Chamada de PPMV ou doença de Newcastle, a condição é causada por um vírus do sorotipo Paramyxovirus
Escrito por Da Redação
Publicado em 27.10.2022, 13:25:13 Editado em 27.10.2022, 14:33:18
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Uma doença viral que acomete especialmente aves comerciais e outras espécies aviárias está chamando atenção no Reino Unido após causar sintomas um tanto quanto peculiares em pombos. De acordo com informações do New York Post, os animais foram encontrados com o pescoço violentamente torcido e as asas trêmulas, além de estarem magros, apresentarem fezes verdes e não conseguirem se movimentar ou voar. As informações são do site Olhar Digital.

continua após publicidade

Chamada de PPMV ou doença de Newcastle, a condição é causada por um vírus do sorotipo Paramyxovirus aviário tipo 1 e pode acometer tanto a parte respiratória de aves, com tosses e espirros, como a cerebral, com sintomas neurológicos e manifestações nervosas. Aerossóis e secreções respiratórias são a principal via de transmissão (entre aves e humanos). O contato direto com secreções oculares e fezes de aves infectadas (via fecal-oral) também disseminam o vírus.

Outros sites gringos, como o The Sun, também estão relatando o surto da doença que, embora seja altamente contagiosa, geralmente não afeta humanos, mas é, sim, considerada uma zoonose. Assim, vale destacar que pessoas que manusearam os pombos infectados no atual caso desenvolveram conjuntivite, reação humana comum ao vírus.

continua após publicidade

Até agora, a infecção afetou um bando de aves na ilha de Jersey, onde algumas precisaram ser sacrificadas. Segundo declaração do JSPCA Animal’s Shelter, santuário que age em prol da causa animal, a doença é geralmente fatal.

“Houve um aumento no número de pombos de terra entrando no JSPCA Animals’ Shelter nas últimas semanas, muitos dos quais apresentando sinais neurológicos, como pescoço torcido, circulando ou incapazes de ficar de pé. Estes são todos sinais de paramixovírus de pombos, uma doença viral invariavelmente fatal que pode afetar pombos, rolas e aves”, disse um porta-voz do JSPCA Animal’s Shelter, em comunicado.

“O vírus pode sobreviver por mais tempo nos meses mais úmidos e frios, o que significa que grupos de casos são mais comuns nesta época do ano”, acrescentou, explicando que as poucas aves que sobrevivem também são sacrificadas para evitar a disseminação do vírus, já que não há um tratamento específico para a doença.

continua após publicidade

A única forma de prevenir o paramixovírus em pombos e outras aves é a vacinação das espécies expostas a fim de garantir uma biossegurança rigorosa em seus recintos, principalmente no que diz respeito a aves de cativeiro, onde a notificação de casos é obrigatória.

Com informações, Olhar Digital


GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Cotidiano

    Deixe seu comentário sobre: "“Pombo exorcista”: doença viral deixa pescoço de aves retorcido"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!