MAIS LIDAS
VER TODOS

Cotidiano

Polícia investiga morte de criança de 11 anos após inalar desodorante aerossol

A polícia investiga a morte de uma criança de 11 anos após inalar desodorante aerossol. A menina sofreu uma parada cardiorrespiratória no último domingo, 9, em Bom Jardim, no interior do Pernambuco. Vídeos ensinando como 'baforar' o produto para provocar

Giovanna Castro (via Agência Estado)

·
Escrito por Giovanna Castro (via Agência Estado)
Publicado em 12.03.2025, 17:11:00 Editado em 12.03.2025, 17:18:24
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

A polícia investiga a morte de uma criança de 11 anos após inalar desodorante aerossol. A menina sofreu uma parada cardiorrespiratória no último domingo, 9, em Bom Jardim, no interior do Pernambuco. Vídeos ensinando como 'baforar' o produto para provocar desmaios são disseminados por jovens online, em especial no TikTok.

continua após publicidade

O caso foi registrado como "morte acidental", segundo a prefeitura de Bom Jardim, e ainda está sendo apurado. O TikTok ainda não respondeu o Estadão sobre como pretende impedir que esse tipo de conteúdo continue circulando na rede social.

A prefeitura de Bom Jardim diz que Brenda Sophia Melo de Santana foi levada pela mãe ao Hospital Municipal Dr. Miguel Arraes às 16h20 do domingo, 9, em estado grave. De acordo com informações da equipe médica, a criança teve parada cardiorrespiratória a caminho do hospital e chegou à unidade desacordada.

continua após publicidade

"Apesar dos esforços dos profissionais de saúde e da realização dos protocolos de reanimação, infelizmente, o óbito foi decretado após 40 minutos de atendimento", diz o município, em nota.

Conforme o Boletim de Ocorrência, a mãe da criança relatou que Brenda Sophia tinha o hábito de inalar desodorante e já havia sido advertida "diversas vezes" pelos pais. "Até o momento, não há informações sobre como a criança teve acesso ao produto. O pai, a mãe e a avó prestarão depoimento para auxiliar na apuração dos fatos."

O laudo que poderá esclarecer a causa definitiva do óbito ainda está sendo formulado pelo Instituto Médico Legal (IML) de Caruaru.

continua após publicidade

Desafio perigoso é divulgado em rede social

O Estadão apurou que vídeos circulam no TikTok como um desafio, ensinando e incentivando jovens a inalar desodorante para provocar desmaios. A reportagem procurou a representante da rede social no Brasil e aguarda reposta sobre o controle de conteúdos prejudiciais à saúde.

A prefeitura de Bom Jardim emitiu nota de pesar sobre a morte de Brenda Sophia. "Neste momento de imensa dor, nos solidarizamos com seus familiares, amigos, colegas e toda a comunidade escolar (à qual Brenda Sophia fazia parte). Que Deus conceda força e conforto a todos que sofrem com essa irreparável perda."

Ao Estadão, a prefeitura disse que "reforça o compromisso com a segurança e o bem-estar de nossas crianças e adolescentes e alerta para a importância do diálogo e da orientação familiar sobre os riscos associados ao uso inadequado de substâncias químicas e produtos domésticos, bem como os perigos relacionados ao uso de smartphones, internet e redes sociais, especialmente em desafios virtuais que podem comprometer a saúde e a vida dos jovens".

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Cotidiano

    Deixe seu comentário sobre: "Polícia investiga morte de criança de 11 anos após inalar desodorante aerossol"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!