O Banco Central ainda não tem previsão de lançamento do chamado PIX internacional, que possibilitará o uso do sistema instantâneo de pagamentos de forma ampla em outros países.
Conforme reportagem do G1, o caminho para a implantação da nova ferramenta foi aberto pela nova lei cambial, que entrou em vigor no começo de 2023 -- conferindo maior liberalidade ao mercado de câmbio brasileiro.
- LEIA MAIS: Saiba mais sobre o Pix por aproximação, que funcionará em 2025
A instituição informou que o BC vem acompanhando as iniciativas e discussões para interligações de sistemas de pagamentos de diferentes países, o que, no futuro, viabilizará pagamentos transfronteiriços de forma mais ágil e prática. Entretanto, é uma agenda que não depende apenas do Brasil, mas exige um esforço de diversas jurisdições. Ainda sem previsão de lançamento.
Embora ainda não seja possível fazer um PIX para contas fora do Brasil, a ferramenta já é aceita como forma de pagamento, segundo o relato de turistas, em algumas lojas dos seguintes países: Argentina (Buenos Aires); Estados Unidos (Miami e Orlando); Portugal (Lisboa); Uruguai; Chile; França.
Deixe seu comentário sobre: "PIX internacional já é aceito mesmo sem regras definidas pelo BC"