Cotidiano

Pinguim morre após engolir máscara no litoral de SP

Pinguim morre após engolir máscara no litoral de SP

Da Redação ·
Imagem ilustrativa da notícia Pinguim morre após engolir máscara no litoral de SP
fonte: Reprodução/Facebook/Instituto Argonauta
Pinguim morre após engolir máscara no litoral de SP

Um pinguim foi encontrado morto em São Sebastião, litoral de São Paulo no dia 9 de setembro, após engolir uma máscara de proteção facial, usada para evitar a disseminação da Covid-19. Pesquisadores realizaram uma necropsia para apurar as causas da morte do animal.

continua após publicidade

O exame realizado pelo Instituto Argonauta, responsável pelo monitoramento das praias do norte paulista, encontrou uma máscara de proteção facial dentro do estômago do pinguim. 

A necropsia mostra que o animal morreu após engolir a máscara de proteção que provavelmente foi deixada na praia durante o feriado prolongado da independência, quando o litoral foi tomado por turistas, mesmo com as restrições sanitárias estabelecidas pelo estado. 

continua após publicidade

"A equipe do Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS) do Instituto Argonauta para Conservação Costeira e Marinha foi acionada para recolher o animal morto na Praia de Juquehy, em São Sebastião/SP. De acordo com informações da equipe técnica, ele estava muito magro e com muita areia em todo o corpo", disse o instituto em uma rede social.

Hugo Gallo Neto, o oceanógrafo e presidente do Instituto Argonauta, afirmou que há aumento na quantidade de lixo encontrado nas praias.

"Nós já vínhamos alertando o aparecimento de máscara, e esse caso é a prova inequívoca de que esse tipo de resíduo causa mal e mortalidade também na fauna marinha, além da irresponsabilidade da pessoa que dispensa uma máscara em um lugar inadequado, pois é um lixo hospitalar com risco de contaminação de outras pessoas", explica ao site do Instituto Argonauta.

"Se deixar a Praia Grande com o lixo que as pessoas estão deixando, por exemplo, no dia seguinte ninguém vai querer ir lá. Está se tornando um problema crônico e de grande impacto", concluiu.

Tags relacionadas: #Litoral #Máscara #morte