MAIS LIDAS
VER TODOS

Cotidiano

Pílula do dia seguinte: confira 10 mitos e verdades sobre o método contraceptivo

Diversos são os métodos contraceptivos para prevenir uma gestação antes ou durante a relação sexual, como a camisinha, dispositivo intrauterino (DIU), pílula anticoncepcional e implantes hormonais. A exceção é a pílula do dia seguinte (PDS), que evita a g

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 28.08.2020, 13:11:00 Editado em 28.08.2020, 13:15:08
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Diversos são os métodos contraceptivos para prevenir uma gestação antes ou durante a relação sexual, como a camisinha, dispositivo intrauterino (DIU), pílula anticoncepcional e implantes hormonais. A exceção é a pílula do dia seguinte (PDS), que evita a gravidez após o sexo.

continua após publicidade

Outro diferencial da PDS é o uso que, ao contrário dos outros métodos, não pode ser regular. "A pílula do dia seguinte não deve ser utilizada como rotina porque ela tem 80% de eficácia. O método retarda o período ovulatório, mas se a mulher já ovulou não funciona. Não dá pra correr risco de 20% todo mês", explica o ginecologista e obstetra da Sociedade Brasileira de Reprodução Humana (SBRH), Geraldo Caldeira.

Ele ainda afirma que existe pouco conhecimento sobre o funcionamento da pílula e o quanto ela pode falhar. Veja, a seguir, as respostas do ginecologista sobre as principais dúvidas sobre esse método contraceptivo.

continua após publicidade

A pílula do dia seguinte é 100% eficaz?

É um mito. Se a paciente já ovulou, a pílula provavelmente não terá êxito, pois o espermatozoide pode fecundar o óvulo. A PDS é para tentar impedir a ovulação.

A pílula do dia seguinte provoca aborto?

continua após publicidade

Mito. Ela normalmente retarda ou inibe a ovulação, sendo assim não chega ocorrer uma gestação, portanto não ocorre um aborto.

Uma pílula do dia seguinte equivale a cinco pílulas anticoncepcionais de uso diário?

Mito, é uma informação errada. A composição dos métodos contraceptivos são diferentes. Enquanto a pílula do dia seguinte é composta apenas por progesterona, o anticoncepcional de uso diário é uma combinação de estrógeno e progesterona.

continua após publicidade

A pílula do dia seguinte engorda?

Mito, pois é tomada em dose única de dois comprimidos juntos ou em 24h e outro 48h após a relação sexual, sendo então um tempo muito curto para haver esse real efeito colateral.

continua após publicidade

Ela deve ser tomada no dia seguinte à relação sexual?

Verdade. O ideal é tomar entre 24h e 48h após a relação. Depois deste período, começa a apresentar uma maior chance de falhas.

Tomar a pílula do dia seguinte antes da relação sexual aumenta seu efeito?

continua após publicidade

Mito. Para a chance maior de eficácia, a recomendação é tomar em dose única de dois comprimidos juntos 24h após a relação.

Quem usa método anticoncepcional regular não deve tomar pílula do dia seguinte?

Verdade, não há necessidade de tomar a pílula do dia seguinte, pois a regular já inibe a ovulação.

continua após publicidade

A pílula do dia seguinte causa infertilidade?

Mito. Não há relação comprovada cientificamente entre uso de pílula do dia seguinte e infertilidade. Ela apenas produz uma irregularidade menstrual logo após a tomada no primeiro mês.

A pílula do dia seguinte tem mais efeitos colaterais do que a pílula anticoncepcional de uso diário?

Mito. A pílula de progesterona, PDS, normalmente não dá um efeito colateral acentuado, podendo dar dor de cabeça, de mama ou de estômago assim como qualquer pílula anticoncepcional.

O efeito da pílula do dia seguinte é perdido se a mulher ingerir bebida alcoólica depois de tomar a pílula?

Mito. O álcool não atrapalha o efeito da pílula do dia seguinte. Porém, se a mulher vomitar, é necessário tomar outra pílula.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Cotidiano

    Deixe seu comentário sobre: "Pílula do dia seguinte: confira 10 mitos e verdades sobre o método contraceptivo"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!