Cotidiano

Pfizer anuncia que produzirá vacina contra covid no Brasil

A expectativa é que o laboratório brasileiro produza mais de 100 milhões de doses por ano

Da Redação ·
Imagem ilustrativa da notícia Pfizer anuncia que produzirá vacina contra covid no Brasil
fonte: Ari Dias/AEN
Pfizer anuncia que produzirá vacina contra covid no Brasil

Um acordo entre a farmacêutica norte-americana Pfizer e o laboratório Eurofarma, produtora de medicamentos genéricos, fará com que o Brasil possa produzir imunizantes contra a Covid-19. A Pfizer divulgou a notícia nesta quinta-feira (26). A vacina foi a primeira a ter um registro definitivo no país concedida pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). 

continua após publicidade

No comunicado, juntamente com o laboratório alemão BioNTech, informa que o Brasil irá produzir a vacina e também distribuirá por toda a América Latina. 

Atualmente, a Comirnaty, vacina da Pfizer/BioNTech, é produzida nos Estados Unidos e trazida de avião para o aeroporto de Viracopos, em Campinas, São Paulo. Na sequência, é encaminhada aos estados pelo Ministério da Saúde. 

continua após publicidade

Conforme o acordo assinado pelas três empresas, a Eurofarma receberá a matéria-prima dos EUA e fará a produção e distribuição do imunizante na região. Os processos, como transferência técnica, treinamento e instalação, terão início imediato, segundo a Pfizer e a BioNTech. 

A expectativa é que o laboratório brasileiro tenha capacidade para produzir mais de 100 milhões de doses por ano, que devem começar a ser entregues em 2022, segundo o comunicado.

"Nossa nova colaboração com a Euroforma expande nossa cadeia de distribuição global para outra região, ajudando-nos a prover acesso justo e equilibrado à nossa vacina contra a covid-19", disse o presidente da Pfizer, Albert Bourla.