MAIS LIDAS
VER TODOS

Cotidiano

PF põe Operação 'Okê Arô' contra desmatamento em área na Amazônia

A Polícia Federal (PF) deflagrou na manhã desta quarta-feira, 27, a operação Okê Arô para combater o desmatamento ilegal em uma área de quase 5.000 hectares de floresta amazônica - equivalente a três vezes o tamanho de Fernando de Noronha. Peritos calcula

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 27.01.2021, 11:16:00 Editado em 27.01.2021, 11:23:07
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

A Polícia Federal (PF) deflagrou na manhã desta quarta-feira, 27, a operação Okê Arô para combater o desmatamento ilegal em uma área de quase 5.000 hectares de floresta amazônica - equivalente a três vezes o tamanho de Fernando de Noronha. Peritos calculam que houve a exploração de mais de 215.000 m³ de madeira, o suficiente para carregar mais de 7 mil caminhões, totalizando mais de R$ 80 milhões em toras extraídas ilegalmente.

continua após publicidade

Agentes cumprem três mandados de busca e apreensão em Rorainópolis, em Roraima. As ordens foram expedidas pela 1ª Vara da Justiça Federal no Estado, que determinou ainda o bloqueio e sequestro de R$ 80.257.000,00 em bens e valores.

De acordo com os investigadores, os dois principais suspeitos de comandarem o desmatamento são investigados pelos crimes de desmatamento ilegal, furto, falsidade ideológica e lavagem de bens e capitais, cujas penas podem ultrapassar 23 anos de prisão, além de multa.

continua após publicidade

O nome da operação faz referência a uma saudação ao orixá Oxóssi, protetor das florestas e natureza, indicou a Polícia Federal. De acordo com a PF, o inquérito foi instaurado em 2017 e indica que um proprietário de madeireira teria sido responsável pelo desmatamento sob suspeita. Ao longo das investigações foram identificadas diversas fraudes na documentação que regularizaria a retirada das árvores, registrou a corporação.

Os investigadores realizaram 15 abordagens a carregamentos da madeireira investigada, das quais 14 resultaram verificação de fraudes na documentação. "A mais comum das fraudes consistia em adquirir permissão para transporte de madeiras 'legais', de baixo valor econômico, mas de fato transportar madeiras nobres e proibidas, como Massaranduba", explicou a PF.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Cotidiano

    Deixe seu comentário sobre: "PF põe Operação 'Okê Arô' contra desmatamento em área na Amazônia"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!