Cotidiano

PF faz operação para investigar compra de respiradores em SP

Na manhã desta terça-feira (22), a Polícia Federal cumpre sete mandados de busca e apreensão. O órgão investiga um suposto direcionamento e superfaturamento na venda de ventiladores pulmonares

Da Redação ·
Imagem ilustrativa da notícia PF faz operação para investigar compra de respiradores em SP
fonte: Assessoria

Na manhã desta terça-feira (22), a Polícia Federal cumpre sete mandados de busca e apreensão. O órgão investiga um suposto direcionamento e superfaturamento na venda de ventiladores pulmonares para o estado de São Paulo, comandado pelo governador João Doria (PSDB). As ordens judiciais foram expedidas pela 10ª Vara Criminal Federal de SP.

continua após publicidade

Segundo a apuração da PF, o governo de SP adquiriu 1.280 ventiladores pulmonares fabricados na China, de empresa estrangeira, com sócios brasileiros, escolhida por dispensa de licitação, pelo valor de USD 44 milhões (R$ 242.247.500,00). A compra teria ocorrido no início da pandemia, em abril de 2020.

Peritos criminais identificaram um sobrepreço estimado em R$ 63.318.356,00, além de elementos que indicam direcionamento indevido.

continua após publicidade

Os indícios sugerem ainda a ocorrência de lavagem de dinheiro, em que a empresa intermediária envia uma parcela para pagamento de vantagens indevidas e outra parcela para pagamento do fornecedor do produto.