MAIS LIDAS
VER TODOS

Cotidiano

PF e Procuradoria abrem operação contra venda de decisões judiciais no TJ-RS

A Polícia Federal e o Ministério Público Federal (MPF) abriram nesta quinta-feira, 30, uma operação para investigar indícios de venda de decisões judiciais no Tribunal de Justica do Rio Grande do Sul. A suspeita recai sobre um magistrado da Corte, que não

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 30.09.2021, 15:24:00 Editado em 30.09.2021, 15:32:13
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

A Polícia Federal e o Ministério Público Federal (MPF) abriram nesta quinta-feira, 30, uma operação para investigar indícios de venda de decisões judiciais no Tribunal de Justica do Rio Grande do Sul. A suspeita recai sobre um magistrado da Corte, que não teve o nome divulgado.

continua após publicidade

Os agentes fazem buscas na capital Porto Alegre e no município de Venâncio Aires. Ao todo, três investigados são alvos dos mandados de busca e apreensão, autorizados pela ministra Laurita Vaz, do Superior Tribunal de Justiça (STJ).

O objetivo da operação é colher provas para instruir um inquérito aberto na esteira da Operação Barbeiro, que prendeu em 2016 um policial civil acusado de cobrar propina para vazar dados de investigações a criminosos envolvidos com jogos de azar, tráfico de drogas, receptação e estelionato.

continua após publicidade

Ao pedir autorização do STJ para deflagrar a operação, a subprocuradora-geral da República Lindôra Araújo disse que os indícios de corrupção envolvendo o desembargador gaúcho são 'consistentes e diversificados'.

"Fontes independentes que convergem para a prática de condutas criminosas, especialmente do grande volume de transações financeiras suspeitas pelos investigados no período sindicado, cuja origem pode ser a negociação de decisões judiciais", afirma o MPF.

A ofensiva é mais um capítulo da 'Operação Lava Toga' da Procuradoria-Geral de República (PGR), que já denunciou corrupção de magistrados dos Tribunais de Justica da Bahia e do Amapá e investiga a Corte Estadual de Goiás.

continua após publicidade

COM A PALAVRA, O TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO RIO GRANDE DO SUL

O Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul informou que não foi comunicado sobre a operação, mas está à disposição para colaborar com a investigação.

"O Tribunal de Justiça do RS não foi comunicado sobre a referida operação. Pelas informações divulgadas até o momento, o assunto tramita em Brasília, em segredo de justiça. O TJRS está à disposição para colaborar no que for de sua alçada", diz em nota.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Cotidiano

    Deixe seu comentário sobre: "PF e Procuradoria abrem operação contra venda de decisões judiciais no TJ-RS"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!