MAIS LIDAS
VER TODOS

Cotidiano

PF abre operação contra tráfico de fósseis no Ceará e prende dois em flagrante

A Polícia Federal (PF) deflagrou na manhã desta quinta-feira, 22, a Operação Santana Raptor para apurar suposto esquema de tráfico de fósseis na região da Chapada do Araripe, no sul do Estado do Ceará. Até a publicação desta matéria, dois homens tinham si

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 22.10.2020, 11:14:00 Editado em 22.10.2020, 11:19:48
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

A Polícia Federal (PF) deflagrou na manhã desta quinta-feira, 22, a Operação Santana Raptor para apurar suposto esquema de tráfico de fósseis na região da Chapada do Araripe, no sul do Estado do Ceará. Até a publicação desta matéria, dois homens tinham sido presos em flagrante com fósseis, em Santana do Cariri e Nova Olinda.

continua após publicidade

Agentes cumprem 19 mandados de busca e apreensão - 17 nos municípios de Santana do Cariri e Nova Olinda, no Ceará, e dois no Rio de Janeiro - em endereços de suspeitos de integrarem organização criminosa que envolve empresários, servidores públicos, mineradores, pesquisadores e atravessadores de fósseis.

Segundo a PF, um dos presos em flagrante é apontado como um dos principais negociadores de fósseis no período investigado (2017-2020) e o outro seria responsável por receber valores de um professor do Rio para coleta e guarda dos fósseis.

continua após publicidade

As investigações tiveram início em 2017 e apontam para um suposto esquema de extração ilegal de fósseis por parte de trabalhadores em pedreiras na região dos municípios de Nova Olinda e Santana do Cariri, com posterior venda criminosa dos mesmos.

"Há atuação de uma rede de empresários, servidores públicos e atravessadores que negociam fósseis raros da região, com indícios da prática ilícita por parte de professor/pesquisador da Universidade Federal do Rio de Janeiro/RJ, um dos alvos da operação, bem como outros pesquisadores nacionais e estrangeiros", diz a PF.

A Polícia Federal ressalta que os investigados podem responder pelos crimes de organização criminosa, usurpação de bem da União e crimes ambientais, com penas de até 16 anos de prisão.

De acordo com a corporação, o nome da operação, Santana Raptor, remete ao gênero de dinossauro encontrado na região da Chapada do Araripe, onde são encontrados fósseis de 110 milhões de anos.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Cotidiano

    Deixe seu comentário sobre: "PF abre operação contra tráfico de fósseis no Ceará e prende dois em flagrante"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!