MAIS LIDAS
VER TODOS

Coronavírus

Pesquisador diz que Brasil já enfrenta 2ª onda da Covid-19

De acordo com Domingos Alves, pesquisador da Universidade de São Paulo (USP), "o Brasil já está na segunda onda de Covid-19". Alves, que é responsável pelo Laboratório de Inteligência em Saúde (LIS) da USP, tem analisado por oito meses os dados sobre os c

Da Redação

·
Pesquisador diz que Brasil já enfrenta 2ª onda da Covid-19
Icone Camera Foto por Lindsey Wasson/Reuters
Escrito por Da Redação
Publicado em 18.11.2020, 09:21:08 Editado em 18.11.2020, 09:21:29
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

De acordo com Domingos Alves, pesquisador da Universidade de São Paulo (USP), "o Brasil já está na segunda onda de Covid-19".

continua após publicidade

Alves, que é responsável pelo Laboratório de Inteligência em Saúde (LIS) da USP, tem analisado por oito meses os dados sobre os casos de covid-19 no país. Segundo a avaliação do pesquisador, o Brasil, assim como os Estados Unidos e a Europa, uma nova onda de contaminação é baseada na evolução da taxa de reprodução (Rt) do coronavírus, que mostra que a pandemia retornou a crescer.

Este índice é baseado no crescimento de novos casos, se tornando possível saber quantas pessoas são infectadas por alguém que já está com a doença.

continua após publicidade

Se a taxa estiver acima de 1, isso indica que a pandemia está aumentando. Quando está abaixo, mostra que a pandemia está perdendo intensidade.

Na segunda-feira (16), o Brasil apresentou uma taxa de 1,12, conforme o Observatório de Síndromes Respiratórias da Universidade Federal da Paraíba. Ou seja, 100 pessoas irão contaminar outras 112, que contaminarão outras 125. Desta forma, a epidemia no país tende a crescer.

Nesta data, a taxa de reprodução estava acima de 1 em 20 estados (Acre, Alagoas, Amapá, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Minas Gerais, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Rondônia, Santa Catarina, São Paulo, Sergipe e Tocantins) e no Distrito Federal.

continua após publicidade

Entretanto, a situação era mais crítica no Paraná, onde o índice era de 1,62. Em Santa Catarina a Rt se encontra acima de 1 há mais tempo: desde 14 de outubro.

O Brasil está com a média móvel da Rt acima de 1 desde o dia 11 de novembro. A taxa não ultrapassava esse patamar desde o dia 10 de agosto.

Sendo assim, após três meses de contração, a pandemia voltou a crescer no país, caracterizando a segunda onda, de acordo com Alves.

Com informações; G1.

GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Cotidiano

    Deixe seu comentário sobre: "Pesquisador diz que Brasil já enfrenta 2ª onda da Covid-19"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!