Em entrevista coletiva na tarde desta quarta-feira (10/3), o governador de São Paulo João Dória (PSDB) afirmou que a Coronavac é eficaz contra todas as três variantes do coronavírus que circulam no Brasil — a brasileira, a britânica e a sul-africana.
Segundo Dória, um estudo feito pela Universidade de São Paulo (USP) em parceria com o Instituto Butantan (responsável pela produção da vacina no Brasil) comprovou a eficácia da fórmula.
Foram incluídas no estudo amostras de 35 pacientes imunizados com a Coronavac. “As amostras são colocadas em um cultivo de células e, posteriormente, infectadas com as variantes. A neutralização consiste em testar se os anticorpos gerados em decorrência da vacina vão neutralizar, ou seja, combater o vírus nesse cultivo”, explica, em comunicado, o governo paulista.
O documento afirma ainda que o estudo completo inclui uma quantidade maior de amostras, que estão sendo analisadas. O levantamento completo ainda não foi publicado.
“Uma nova pesquisa comprova que a vacina do Butantan é eficaz contra as novas cepas do coronavírus. Essa é uma excepcional notícia. Essa pesquisa do Butantan feita em parceria com a USP comprovou que essa vacina é eficaz contra as três variantes do coronavírus em circulação no Brasil”, disse o governador.
Com informações: Metrópoles
Deixe seu comentário sobre: "Pesquisa da USP comprova que CoronaVac é eficaz contra variantes"