MAIS LIDAS
VER TODOS

Cotidiano

Pernambucana é a 1ª pessoa a conseguir registro como intersexo no Brasil: 'Algo revolucionário'

A Justiça de Pernambuco retificou a primeira certidão de nascimento de pessoa intersexo do País, segundo a Associação Brasileira Intersexo (Abrai). Céu Albuquerque, de 33 anos, teve o nome e sexo alterados no documento na última quinta-feira, 7, a partir

Rariane Costa (via Agência Estado)

·
Escrito por Rariane Costa (via Agência Estado)
Publicado em 11.03.2024, 17:36:00 Editado em 11.03.2024, 17:43:51
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

A Justiça de Pernambuco retificou a primeira certidão de nascimento de pessoa intersexo do País, segundo a Associação Brasileira Intersexo (Abrai). Céu Albuquerque, de 33 anos, teve o nome e sexo alterados no documento na última quinta-feira, 7, a partir de um processo aberto em julho de 2021 na 2ª Vara da Família e Registro Civil da Comarca de Olinda.

continua após publicidade

"É uma mudança muito importante que tudo isso vai gerar. Estou bem feliz, é algo muito revolucionário", afirma Céu. A jornalista é portadora de Hiperplasia Adrenal Congênita, condição genética que afeta o desenvolvimento sexual e a formação da genitália externa.

Nos primeiros seis meses de vida, Céu afirma que não pôde ser registrada já que era aguardado o resultado do exame de cariótipo, que analisa o DNA, para definir qual era o sexo prevalente em sua genética. Ela, então, foi registrada com o sexo feminino. Céu considera que neste episódio sofreu a "primeira violação de direitos humanos".

continua após publicidade

Segundo Thais Emilia, presidente da Abrai, ainda hoje crianças intersexo enfrentam dificuldades na emissão de documentos como o Cadastro de Pessoa Física, problema diretamente ligado ao tempo necessário na definição de um sexo prevalente.

Outro ponto levantado por ativistas é a permissão jurídica para cirurgia de redesignação genital em bebês, procedimento a que Céu foi submetida na infância. Para ela, a retificação da certidão de nascimento abre precedentes na busca por direitos da população intersexo.

Nesta semana, a jornalista inicia os trâmites para troca das demais documentações a partir da nova certidão de nascimento. "Vou poder realmente ser chamada pelo meu nome, vai ser algo incrível. É um nome que eu utilizo desde os meus 19 anos, todo mundo só me conhece assim", disse. Antes da autorização na Justiça, os documentos de Céu eram registrados com outro nome.

continua após publicidade

Thais Emilia afirma que a alteração é um grande passo na busca por melhorias para a população intersexo. "Isso traz uma grande abertura para se pensar nas políticas de saúde para integridade física e psíquica de pessoas intersexo, especialmente as crianças", disse.

Segundo a associação, são consideradas pessoas intersexo aquelas que nascem com características sexuais que não se encaixam nos padrões tradicionais de masculino ou feminino. As variações biológicas podem incluir genitais ambíguos, cromossomos sexuais atípicos, diferenças na produção hormonal e alterações no sistema reprodutor feminino e masculino. De acordo com a Organização das Nações Unidas (ONU), estima-se que as pessoas intersexo representem entre 0,05% e 1,7% da população.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Cotidiano

    Deixe seu comentário sobre: "Pernambucana é a 1ª pessoa a conseguir registro como intersexo no Brasil: 'Algo revolucionário'"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!