MAIS LIDAS
VER TODOS

Cotidiano

Peritos da PF vão analisar por que mudou a cor do rio Tapajós em Alter do Chão

A Polícia Federal instaurou inquérito para investigar os motivos da alteração na cor das águas no rio Tapajós, em Alter do Chão, no Pará. A corporação enviou peritos para a região e pretende fazer um sobrevoo na área nesta segunda-feira, 24. A fiscalizaçã

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 23.01.2022, 18:34:00 Editado em 23.01.2022, 18:41:07
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

A Polícia Federal instaurou inquérito para investigar os motivos da alteração na cor das águas no rio Tapajós, em Alter do Chão, no Pará. A corporação enviou peritos para a região e pretende fazer um sobrevoo na área nesta segunda-feira, 24. A fiscalização será realizada com duas aeronaves do Instituto Chico Mendes de Conservação e Biodiversidade, que chegarão neste domingo, 23, ao local, informou ainda a PF.

continua após publicidade

O grupo que deve comparecer à região afetada será composto também por integrantes do Ministério Público, técnicos do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis e pesquisadores da Universidade Federal do Oeste do Pará.

Segundo a PF, a vistoria vai analisar a extensão da mancha que está ocasionando a mudança da coloração do Rio Tapajós, além de colher amostras da água turva em diferentes pontos do rio para posterior análise e laudo pericial. A investigação foi oficialmente aberta na quinta-feira, 20.

continua após publicidade

A corporação também indicou que técnicos do Ibama e da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Pará, com apoio do Corpor de Bombeiros, iniciaram na quarta-feira, 19, uma inspeção de emergência no rio Tapajós. Amostras foram coletadas e encaminhadas para análise após a água apresentar coloração turva - não característica na região.

Nesta sexta-feira, 21, o Ministério Público Federal enviou requisições ao Ibama e à Secretaria do Meio Ambiente para que informem quais medidas estão adotando para conter danos ao rio Tapajós, na região oeste do Pará.

A Procuradoria também pediu que a Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa) informe se há estudos sobre a turbidez das águas e sobre casos de contaminação por mercúrio na população humana e animal da região.

O órgão ainda decidiu convidar pesquisadores, órgãos e entidades públicos e a sociedade civil organizada para discutir as medidas de contenção do avanço da poluição no leito do rio Tapajós.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Cotidiano

    Deixe seu comentário sobre: "Peritos da PF vão analisar por que mudou a cor do rio Tapajós em Alter do Chão"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!