MAIS LIDAS
VER TODOS

ASTRONOMIA

Perigo: asteroide passará perto da Terra nesta segunda-feira (12)

Nasa informou que corpo celeste estará em distância considerada 'potencialmente perigosa'

Da Redação

·
1994 XD tem o tamanho de uma a duas torres do antigo World Trade Center, cujos arranha-céus tinham 415 e 417 metros de altura
Icone Camera Foto por REPRODUÇÃO
1994 XD tem o tamanho de uma a duas torres do antigo World Trade Center, cujos arranha-céus tinham 415 e 417 metros de altura
Escrito por Da Redação
Publicado em 11.06.2023, 12:11:31 Editado em 11.06.2023, 12:11:31
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Nesta segunda-feira (12), um asteroide se aproximará 'perigosamente' da Terra. A formação rochosa batizada como 1994 XD que orbita ao redor do sol a cada 3,6 anos, está em uma distância considerada de risco pela Agência Nacional dos Estados Unidos, a Nasa, que classifica a passagem do corpo celeste como “potencialmente perigosa”.

continua após publicidade

Segundo a Nasa, os asteroides que se enquadram nessa categoria têm chance de um dia acertar o planeta Terra, mesmo os que demonstram baixa probabilidade.

- LEIA MAIS: Nasa encontra água em lua de Saturno que pode abrigar vida

continua após publicidade

Com diâmetro estimado entre 370 e 830 metros, ainda segundo dados da Nasa, o 1994 XD foi nomeado com o ano de sua descoberta pelo Observatório Kitt Peak, nos Estados Unidos, e é do tipo binário – composto por dois objetos que giram em torno de um centro de massa comum.

Para efeito de comparação, o corpo celeste tem o tamanho de uma a duas torres do antigo World Trade Center, cujos arranha-céus tinham 415 e 417 metros de altura. Sendo assim, caso o objeto realmente colidisse com o planeta, o potencial destrutivo seria inimaginável e devastador.

Apesar de considerar distância potencialmente perigosa, o portal Virtual Telescope Project, que vai monitorar ao vivo a passagem do asteroide, afirma que o visitante espacial não apresenta riscos uma vez que ele passará a 3,1 milhões de quilômetros, ou oito vezes a distância entre o planeta Terra e a Lua. Ufa.

As informações são da CNN.

GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Cotidiano

    Deixe seu comentário sobre: "Perigo: asteroide passará perto da Terra nesta segunda-feira (12)"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!