MAIS LIDAS
VER TODOS

Saúde

Passar mal após comer demais pode indicar câncer; entenda

Passar mal após comer demais pode até parecer comum, mas é preciso se atentar a alguns sinais, já que pode ser algo mais sério

Da Redação

·
O câncer de pâncreas é uma das doenças que mais prevalece no Brasil
Icone Camera Foto por Marcos Santos/USP Imagens
O câncer de pâncreas é uma das doenças que mais prevalece no Brasil
Escrito por Da Redação
Publicado em 28.12.2022, 17:02:12 Editado em 28.12.2022, 17:02:03
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Muitas pessoas extrapolam nas festas de fim de ano, seja na bebida ou na comida, e, por conta disso, acabam passando mal. Isso pode até parecer comum, mas é preciso se atentar a alguns sinais, já que pode ser algo mais sério, como, por exemplo, um câncer pancreático.

continua após publicidade

Apesar de ser um problema que ocorre com maior frequência em pessoas com idade avançada, o câncer no pâncreas é uma das doenças que mais prevalece no Brasil, de acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca).

Leia também: Doenças do coração podem não causar sintomas; entenda

continua após publicidade

Ele se torna uma doença perigosa pois é considerada silenciosa. O crescimento do tumor não causa sintomas específicos no paciente. No entanto, o pâncreas está ligado à digestão e, com isso, alguns sinais podem aparecer após uma pessoas comer mais do que o normal.

Sinais que é preciso se atentar:

  • Inchaço
  • Agitação no estômago
  • Borbulhas no estômago
  • Indigestão

“É preciso procurar um especialista principalmente se os sintomas ocorrem com frequência e estão ligados à perda de peso rápida em pacientes com fatores de risco. Afinal, os sinais podem estar relacionados ao mau funcionamento do órgão”, explica a oncologista Mirian Cristina da Silva.

continua após publicidade

Entretanto, apresentar um desses sinais não significa, de fato, que a pessoa pode ter câncer, segundo o oncologista Márcio Almeida Paes. “Sintomas de indigestão, dor no estômago, gases e inchaço costumam aparecer em casos mais avançados da doença. O câncer de pâncreas geralmente é silencioso de início. Os sinais não necessariamente querem dizer que a pessoa tem a condição, mas devem ser considerados com atenção”, alerta o médico.

O câncer de pâncreas é uma neoplasia maligna e mais comum em pacientes idosos, principalmente após os 60 anos. A doença corresponde a cerca de 2% dos cânceres diagnosticados no Brasil, sendo mais comum no sexo masculino.

O tratamento mais frequente, explica Paes, é a quimioterapia paliativa, que utiliza medicamentos para destruir as células doentes que formam o tumor.

As informações são do site Metrópoles.

GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Cotidiano

    Deixe seu comentário sobre: "Passar mal após comer demais pode indicar câncer; entenda"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!