MAIS LIDAS
VER TODOS

Cotidiano

Passageiro registra espetáculo de auroras boreais durante voo; veja imagem e onde

Um espetáculo de auroras boreais foi registrado pelo passageiro Yuri Beletski, que também é astrônomo, durante um voo de Melbourne, na Austrália, para Santiago, no Chile. De acordo com a MetSul, uma das maiores erupções solares do ano atingiu a Terra ness

Renata Okumura (via Agência Estado)

·
Escrito por Renata Okumura (via Agência Estado)
Publicado em 02.06.2025, 13:34:00 Editado em 02.06.2025, 13:38:51
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Um espetáculo de auroras boreais foi registrado pelo passageiro Yuri Beletski, que também é astrônomo, durante um voo de Melbourne, na Austrália, para Santiago, no Chile. De acordo com a MetSul, uma das maiores erupções solares do ano atingiu a Terra nesse domingo, 1º, causando um show de luzes no céu.

continua após publicidade

"Acabei de voar de Melbourne para Santiago no voo LA804 da Latam vi uma aurora incrível do avião. O céu estava vibrante com suaves respingos de luz. A rota deste voo é realmente especial - passando tão perto da Antártida, que você quase consegue sentir a imensidão abaixo", publicou ele.

O fenômeno também foi observado no Novo México, com registros fotográficos.

continua após publicidade

"A tempestade geomagnética foi classificada como de nível 4 numa escala que vai até 5, o que a coloca na categoria severa", disse a agência de meteorologia.

De acordo com a MetSul, ela chegou antes do previsto, surpreendendo os cientistas da Administração Nacional Oceânica e Atmosférica (NOAA), em inglês National Oceanic and Atmospheric Administration.

Segundo a Agência Aeroespacial dos Estados Unidos (Nasa) também confirmou, uma erupção solar começou a chegar à Terra no início do domingo, pelo horário local, desencadeando uma tempestade geomagnética de auroras boreais (ou austrais) no seu céu.

continua após publicidade

A maior tempestade solar dos últimos 20 anos, de acordo com a empresa de meteorologia, ocorreu em maio do ano passado, iluminando o céu de todos os Estados norte-americanos e até mesmo das Bahamas, Cuba, Cancun, no México, e Porto Rico, no Caribe.

"No episódio, a aurora austral alcançou a região de Buenos Aires na Argentina e chegou a ser fotografada na fronteira do Uruguai com o Rio Grande do Sul. Apesar do espetáculo visual, essas tempestades podem causar sérios impactos, como falhas em satélites, distúrbios em sistemas elétricos e interferência em sinais de rádio e GPS. Esse aumento na atividade solar é esperado, já que o Sol está no auge de seu ciclo de 11 anos", acrescenta a MetSul.

Confira aqui

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Cotidiano

    Deixe seu comentário sobre: "Passageiro registra espetáculo de auroras boreais durante voo; veja imagem e onde"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!